Acessibilidade / Reportar erro

Incisões cirúrgicas mamárias tratadas com 2-octilcianoacrilato versus sutura intradérmica com fio de nylon: ensaio clínico randomizado.

RESUMO

Objetivo:

avaliar o perfil de segurança e os resultados estéticos do 2-octilcianoacrilato versus sutura intradérmica com fio de nylon em cirurgias mamárias.

Métodos:

ensaio clínico randomizado, aberto, que avaliou a ocorrência de complicações, como deiscência, hematoma, infecção e reações alérgicas após o uso do 2-octilcianoacrilato ou do fio de nylon. Também foi analisado o tamanho das incisões, o tempo de fechamento da pele e o tempo cirúrgico total. O resultado estético foi avaliado após 40 e 180 dias da cirurgia, por meio da largura média da ferida operatória e por avaliação subjetiva conceitual (ótimo, bom, razoável ou ruim).

Resultados:

foram incluídas 79 pacientes, sendo 37 no grupo 2-octilcianoacrilato e 42 no grupo de sutura com fio de nylon. O estudo foi interrompido antes do término do recrutamento dos pacientes pela ocorrência de maior número de deiscências no grupo do adesivo (OR: 11,42; IC95%: 1,36-96,02; p=0,007). Em relação às demais complicações analisadas, ao tempo cirúrgico e ao resultado estético no pós-operatório, não se observaram diferenças significativas entre os grupos. A média do tamanho da ferida operatória foi maior no grupo do adesivo em relação ao grupo da sutura, mas não houve correlação entre o tamanho da ferida e o maior número de deiscências.

Conclusão:

o 2-octilcianoacrilato apresentou maior risco de deiscência em relação à sutura intradérmica, com resultados estéticos equivalentes.

Descritores:
Cianoacrilatos; Mama; Adesivos Teciduais; Suturas; Neoplasias da Mama.

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br