EDITORIAL

Simone Aparecida Capellini

O quarto volume da Revista CEFAC está composto por 34 contribuições científicas nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, disfagia, motricidade orofacial e voz.

Quanto aos artigos originais, Silva, Dias e Pereira apresentam a primeira contribuição sobre a Estudo das habilidades auditivas de resolução temporal e figura-fundo em dançarinos. A segunda contribuição é de Peruzzo, Ceolin e Quevedo sobre a Satisfação de usuários de próteses auditivas. Guerra, Sampaio, Oliveira e Serra escrevem a terceira contribuição sobre o Conhecimento de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas do distrito federal acerca do implante coclear.

A quarta contribuição é de Costa, Ganthous, Santos e Giacheti sobre a Caracterização do perfil comportamental e de competência social de indivíduos com a síndrome del22q11.2. Passaglio, Souza, Souza, Scopel e Lemos apresentam a quinta contribuição sobre o Perfil fonológico e lexical: interrelação com fatores ambientais. Análise de atividades em grupos de familiares na formação de graduandos em fonoaudiologiaé a sexta contribuição de autoria de Carvalho, Chun e Montilha. Costa, Cavalcante e Dell'Aglio apresentam a sétima contribuição sobre Perfil do desenvolvimento da linguagem de crianças no município de Belém, segundo o teste de triagem de Denver IIO tema Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas é a oitava contribuição apresentado por Nascimento e Kessler.

O estudo intitulado A relação entre o desenvolvimento fonológico e aprendizagem inicial da escrita em diferentes contextos socioeducacionais é a nona contribuição das autoras Silva, Cordeiro, Queiroga, Rosal, Carvalho e Roazzi. Soares, Porto, Marco, Azoni e Capelatto apresentam a décima contribuição intitulada Influência da atividade física no desempenho motor de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. A décima primeira contribuição de Santos, Lynce, Carvalho, Cacela e Mineiro é sobre a Extensão média do enunciado-palavras em crianças de 4 e 5 anos com desenvolvimento típico da linguagem. A décima segunda contribuição de Cielo e Ribeiro discorre sobre a Autoavaliação vocal de professores de Santa Maria/RS. Coro universitário: autopercepção de sintomas vocais e desvantagem vocal no canto é a décima terceira contribuição de Rezende, Irineu e Dornelas.

O estudo intitulado Análise acústica de vozes infantis: contribuições do diagrama de desvio fonatório é a décima quarta contribuição de Lopes, Lima, Azevedo e Silva. Ferracciu e Santos apresentam o décimo quinto estudo sobre as Estratégias de Enfrentamento e Perfil de Participação e Atividades Vocais em professoras da rede pública de ensino com e sem distúrbios de voz. A décima sexta contribuição de Spagnol e Cassol é sobre o Estudo comparativo do perfil vocal de atores de teatro profissionais e atores em fase de formação acadêmica. O estudo intitulado Deformidades dentofacial: características miofuncional oral é a décima sétima contribuição de autoria de Trench e Araújo. Passos, Conti, Filho e Berretin-Felix apresentam a décima oitava contribuição intitulada Ocorrência de disfunção temporomandibular em indivíduos com deformidade dentofacial.

Os autores Schillo e Lopes apresentam a décima nona contribuição sobreCaracterização dos serviços voltados a saúde auditiva nos municípios de uma regional de saúde de Santa Catarina. A vigésima contribuição é sobre os Prematuros e prematuros tardios: suas diferenças, influência da idade gestacional e aleitamento materno de autoria de Silva e Guedes. O tema O trabalho do fonoaudiólogo no núcleo de apoio à saúde da família (NASF) - especificidades do trabalho em equipe na atenção básica de autoria de Soleman e Martins é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre os Aspectos epidemiológicos da mortalidade por câncer de boca: conhecendo os riscos para possibilitar a detecção precoce das alterações na comunicação dos autores Aquino, Lima, Menezes e Rodrigues. O artigo Denver II: comportamentos propostos comparados aos de crianças paulistanas das autoras Pinto, Isotani, Sabatés e Perissinoto é a vigésima terceira contribuição. Pereira, Brito, Rodrigues e Araújo apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada O copinho oferecido pelos cuidadores aos recém-nascidos prematuros hospitalizados.

Critérios clínicos utilizados por profissionais da saúde para liberação de dieta via oral em pacientes adultos hospitalizados é a vigésima quinta contribuição dos autores Furmann e Costa. A vigésima sexta contribuição é de Melo, Monteiro e Garcia intitulada Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores.

O artigo de revisão de literatura intitulado Tratamento do câncer de laringe: revisão crítica da literatura publicada nos últimos dez anos de autoria de Pacheco, Goulart e Almeida é a vigésima sétima contribuição A vigésima oitava contribuição é sobre Alteraciones de la masticación en usuarios de prótesis dental removible. revisión sistemática de autoria de Mac-Kay, Véliz, Calderón e Aránguiz. A verificação dos benefícios do treinamento auditivo em pacientes usuários de aparelho de amplificação sonora individual - revisão sistemática é a vigésima nona contribuição dos autores Beier, Pedroso e Costa-Ferreira.

Utilização de protocolos de qualidade de vida em disfagia: revisão de literatura de autoria de Gonçalves, Bastilha, Costa e Mancopes é a trigésima contribuição. A trigésima primeira contribuição é de Christmann, Brancalioni, Freitas, Vargas, Keske-Soares, Mezzomo e Mota intitulada Uso do programa MDVP em diferentes contextos: revisão de literatura.

Muniz, Paiva e Araújo apresenta a trigésima segunda contribuição intitulada Atuação fonoaudiológica na hidrocefalia congênita com derivação ventrículo peritoneal: relato de caso. A trigésima terceira contribuição é um relato de caso de autoria de Cunha, Gelatti e Cardoso sobre a Conduta fonoterapêutica em um caso de disfagia neurogênica por distrofia muscular oculofaríngea. Fernandes e Montilha apesentam a trigésima quarta e última contribuição intitulada A atuação fonoaudiológica no acompanhamento integral da pessoa com deficiência visual: um relato de caso.

Desejo a todos uma boa leitura!!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2015
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br