CARTA DO EDITOR

Este número da Revista DIREITO GV traz um dossiê sobre temas jurídicos relacionados a problemas sociais e interesses estratégicos do Brasil. Os textos sobre as disputas na OMC, o Pré-Sal, o problema da corrupção, um projeto de moeda social e as agências reguladoras oferecem um painel amplo da importância crescente do Direito na reflexão sobre as questões nacionais.

O principal objetivo deste dossiê, portanto, é mostrar a importância do Direito para pensar o Brasil a partir de alguns temas centrais. Esta Revista está aberta a textos desta natureza, pois os considera importantes para ajudar a compreender nossos dilemas.

Além destes textos a Revista destaca dois artigos que abordam o fenômeno contratual: um deles sobre a questão da dispersão das sentenças e o outro sobre a análise expressivista dos contratos. O destaque se explica pois ambos fogem do padrão doutrinário que caracteriza nossa pesquisa nesta área.

Os estudos doutrinários são, sem dúvida, muito importantes para o conhecimento de nosso Direito. No entanto, há escassez de pesquisas sobre o fenômeno contratual de outros pontos de vista, o que empobrece o meio intelectual nacional. Esta Revista espera que novos textos sobre este tema sejam enviados para avaliação.

Este número da Revista conta também com quatro textos sobre Direito Penal e Criminologia, temas que tem aparecido pouco em suas páginas. Um deles é uma tradução de um texto de Álvaro Pires, o outro trata de Nina Rodrigues e os demais são pesquisas de jurisprudência; uma sobre nexo causal e outra sobre a internação de adolescentes.

Além desses textos, temos mais dois, um sobre a política internacional de proteção ao idoso e outro uma avaliação crítica do princípio de universalização segundo John Rawls e Jürgen Habermas.

Há também duas resenhas, uma sobre "O terceiro ausente " de Norberto Bobbio e outra sobre o livro "The New Global Economy and Developing Countries" de Dani Rodrik.

Esperamos que os leitores apreciem esta edição da Revista e que os autores sintam-se estimulados a enviarem novos textos para nossa avaliação.

Aproveitamos ainda para agradecer o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que nos concedeu recursos para editar os dois volumes deste ano da Revista DIREITO GV (número do processo: 403048/2010-9. Edital MCT/ CNPq/ MEC/ CAPES Nº 68/2010).

Boa leitura!

O Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2011
Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo Rua Rocha, 233, 11º andar, 01330-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799 2172 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadireitogv@fgv.br