Accessibility / Report Error

BILDUNG E A NOTA DE 100 DÓLARES: ANÁLISE DO FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO” SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO PARA OS FRANKFURTIANOS1 1 Recebido em 26/04/2018, aprovado em 20/09/2018.

BILDUNG AND THE $100 BILL: MOVIE ANALYSIS "SLUMDOG MILLIONAIRE" FROM THE MEANING OF FORMATION TO FRANKFURT SCHOOL

BILDUNG Y LA NOTA DE 100 DÓLARES: ANÁLISIS DE LA PELÍCULA "QUIEN QUIERE SER UN MILLONARIO" BAJO LA ÓPTICA DE LA FORMACIÓN PARA LOS FRANKFURTIANOS

Lílian Bambirra de Assis Carolina Assunção Alves Mariana Geisel Martins Luana Jéssica Oliveira Carmo Sobre os autores

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar como o sentido da formação para os Frankfurtianos, em especial Adorno, está presente no filme “Quem quer ser um Milionário”. Para isso, foi feita uma reflexão sobre a teoria crítica e o conceito de formação para os Frankfurtianos. Utilizando a metodologia de análise fílmica foi possível explicar as reflexões da teoria crítica acerca da formação (Bildung) e semiformação (Halbidung), voz ativa (Mundigkeit), barbárie e desbarbarização. O contexto apresentado pelo filme realça a dimensão social e cultural dessas categorias e possibilita o esclarecimento de como a formação em sociedade não se restringe aos muros da escola, que, por sua vez, não deve se ater a desenvolver sujeitos adaptados, mas sim preparados para a reflexão crítica e para a transformação.

Palavras-chave:
Teoria crítica; Escola de Frankfurt; Análise Fílmica; Formação; Semiformação

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br