Acessibilidade / Reportar erro

AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE MODA DE MULHERES MILLENNIALS: ENTRE O FAST E O SLOW FASHION

RESUMO

Finalidade:

A natureza efêmera da moda fast tem influenciado uma mudança de pensamento de pessoas ao redor do mundo acerca das suas práticas de produção e consumo. Esta mudança de comportamento social vem sendo percebida, pois pessoas questionam a atual maneira de consumir e provocam o que tem sido nomeado de slow fashion. Desta maneira, como se dá a adesão de ‘práticas’ de consumo de moda, tidas como slow fashion por mulheres jovens, grupo etário inserido na classificação millennials? Seria uma transição do fast ao slow?

Metodologia:

Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto a seu tipo se classifica como exploratória, fazendo uso da entrevista como técnica de coleta de dados.

Resultados:

Os resultados apontaram um consumo assíduo dentro do grande varejo de fast fashion, decorrente de fatores como preços baixos, comodidade e fácil acesso. Contudo, as entrevistadas apresentaram tendências de posicionamento para o consumo de produtos slow.

Originalidade:

Conclui-se que o fast fashion, até o momento, é a prática concreta e hegemônica do consumo de moda, não sendo possível visualizá-la como ex-prática, posto que os três critérios de sua classificação ainda se mantêm conectados. Quanto ao slow, este se encontra um estado de proto-prática, pois são identificados elementos componentes, mas as conexões ainda não foram realizadas.

Palavras-Chave:
Teorias de práticas; Fast fashion; Slow fashion

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br