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Gestão de stakeholders: evidências no desempenho das empresas de capital aberto

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa é evidenciar, empiricamente, a gestão de stakeholders nos indicadores de desempenho das empresas de capital aberto.

Metodologia:

A partir de um enquadramento metodológico quantitativo, foi utilizado o teste Mann-Whitney U para realizar as comparações entre os grupos (com/sem gestão de stakeholders).

Resultados:

Como resultado, tem-se a evidência estatística empírica da gestão de stakeholders na discussão da criação de valor e desempenho organizacional.

Implicações práticas:

O estudo melhora o entendimento de que não é o fato de pertencer ao índice, como é o caso do ISE-GRI, que os resultados da empresa apontam desempenho superior das que não pertencem, mas sim da gestão efetiva de stakeholders para um resultado positivo a curto e em longo prazo, como foi evidenciado neste estudo.

Limitação:

Como limitação o estudo tem a composição dos setores, que pode ser ampliado em pesquisas futuras, para todos os setores da BM&F Bovespa, incluindo as 362 empresas. Uma amostra com diversos setores pode melhorar as inferências.

Originalidade:

O estudo demonstra evidências empíricas de questões, até então tratadas no campo teórico, mas sem relação direta com um conjunto de empresas, bem como ampara a ideia de que a criação de conexões entre empresa e stakeholders abrem oportunidades invisíveis para a criação de valor.

Palavras-chave:
Gestão para os Stakeholders; Desempenho; Empresas de Capital Aberto

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