Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao sexo sem uso de preservativos por pessoas consumidoras de mídias sexualmente explícitas

RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores associados ao sexo sem uso de preservativos em consumidores de mídias sexualmente explícitas (MSEs).

Métodos:

Estudo transversal, com amostra de 172 participantes selecionados e coletados na ambiência virtual de mídias sociais. Para avaliar os fatores preditores da prática sexual sem uso do preservativo, utilizou-se o modelo de regressão de Poisson. Os valores foram expressos na forma de razão de prevalência (RP) robusta com seus respectivos intervalos de confiança.

Resultados:

Verificou-se associação estatisticamente significante do uso de preservativos com o tipo de cenas que prefere (p = 0,03), preferência por filmes com cenas envolvendo sexo sem proteção ou mesmo aqueles que não se importam quanto a esse cuidado (p = 0,02), tipo de pornografia que assiste influenciando nas suas relações sexuais (p = 0,017) e número de cenas vistas por semana (p = 0,05).

Conclusões:

O não uso do preservativo foi associado ao acesso às cenas eróticas.

Descritores:
Sexo; Preservativos; Pessoas; Mídia Audiovisual; Comportamento Sexual.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br