Acessibilidade / Reportar erro

Leitos em centro de atenção psicossocial álcool e drogas: análise e caracterização

RESUMO

Objetivo:

Analisar e caracterizar a utilização dos leitos de acolhimento noturno em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad).

Método:

Estudo de abordagem quantitativa, documental, descritivo e retrospectivo. Dados coletados em 565 prontuários. Realizou-se análise das variáveis contínuas.

Resultados:

No momento da admissão em leito, a maioria dos usuários consumia diariamente (87,6%) múltiplas substâncias e encontrava-se em vulnerabilidade, principalmente em situação de rua (68,3%). Esses foram admitidos em média duas vezes, com avaliação prévia do enfermeiro (85,8%), geralmente para desintoxicação ou pela própria condição vulnerável. Tiveram uma média de sete dias de permanência e 31,1% não concluíram o proposto. Em poucos casos houve necessidade de suporte hospitalar. No geral as altas foram planejadas, mas o retorno ocorreu sem agendamento.

Conclusão:

Questões sociais perpassam o uso dos leitos, contudo é um recurso terapêutico que atende demandas significativas e está presente no cotidiano dos usuários em vulnerabilidade como um cuidado integral.

Descritores:
Serviços de Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Ocupação de Leitos; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Vulnerabilidade Social

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br