Resumos
Os autores apresentam alguns importantes aspectos sócio-culturais e econômicos de alunos de oito (8) Escolas de Auxiliares de Enfermagem da cidade de São Paulo, obtidos através da aplicação de questionários a uma amostra de 317 alunos, que estavam cursando a disciplina Introdução à Enfermagem. Os dados obtidos possibilitaram identificar informações relativas à posição social, escolaridade e situação econômica. Pretende-se que, a partir dos achados, futuramente possam ser definidas estratégias de ensino, teóricas e práticas.
The authors report some important social-cultural and economical aspects, which were obtained by a questionnaire applied to 317 first term students coursing the discipline: "Introduction to Nursing Discipline" and regularly joined at eight (8) nursing auxiliaries schools in the city of São Paulo. The data here obtained made possible to identify relevant personal information, related to its social status, schooling and economical situation. The aims ofsuch study is, in a nearfuture to restructure some theoretical and practical teaching strategies
Perfil sócio-econômico-cultural do estudante de auxiliar de enfermagem de São Paulo-SP
Regiane Martins PorfírioI; Jane ManzolliI; Helga Bergold GrossII; José Ribeiro de Almeida dos SantosIII
IEnfermeira Licenciada-Professora da Disciplina Introdução à Enfermagem, Escola de Auxiliar de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstrein, São Paulo-SP
IIEnfermeira e Pedagogia Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP-USP. Doutoranda em Educação pela USP-Área: Didática Docente na Faculdade Adventista de Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem, da Faculdade de Enfennagem e Diretora do Curso de Auxiliar de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo-SP
IIIEstatístico e Matemático Licenciado. Docente em Escolas de 10 e 20 graus de São Paulo. Chefe do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo-SP
RESUMO
Os autores apresentam alguns importantes aspectos sócio-culturais e econômicos de alunos de oito (8) Escolas de Auxiliares de Enfermagem da cidade de São Paulo, obtidos através da aplicação de questionários a uma amostra de 317 alunos, que estavam cursando a disciplina Introdução à Enfermagem. Os dados obtidos possibilitaram identificar informações relativas à posição social, escolaridade e situação econômica. Pretende-se que, a partir dos achados, futuramente possam ser definidas estratégias de ensino, teóricas e práticas.
ABSTRACT
The authors report some important social-cultural and economical aspects, which were obtained by a questionnaire applied to 317 first term students coursing the discipline: "Introduction to Nursing Discipline" and regularly joined at eight (8) nursing auxiliaries schools in the city of São Paulo. The data here obtained made possible to identify relevant personal information, related to its social status, schooling and economical situation. The aims ofsuch study is, in a nearfuture to restructure some theoretical and practical teaching strategies.
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Referências bibliográficas
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- 5 OGUISSO, T. Considerações sobre a legislação do ensino e do exercício do técnico de enfermagem e do auxiliar de enfermagem. Rev. Bras. Enf , v.30, n.2, p. 168-174, 1977.
- 6 RIESCO, M.L.G.; CARCASOLO, N. Opção do estudante pelo curso técnico de enfermagem. Rev. Paul. Enf, v. 6, n.3, p. 108-112, 1986.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
26 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1992