Acessibilidade / Reportar erro

O sócio-patrimônio da ABEn

EDITORIAL

O sócio-patrimônio da ABEn

Maria Goretti David Lopes

Em outubro de 1996, no enceramento do 47º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) em Goiânia, tomou posse a Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em nível nacional para a gestão 1995/1998. Após a mudança do seu Estatuto na gestão anterior, a Diretoria hoje se constitui de 11 (onze) membros efetivos: Presidente, Vice-presidente, Secretária Geral, 1ª Secretária, 1ª e 2ª Tesoureiras, Diretora de Assuntos Profissionais, Diretora de Publicações e Comunicação Social, Diretora Científico Cultural, Diretora de Educação e Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEN). Os estados presentes nesta Diretoria são: Paraná (1), Goiás (1), Distrito Federal (2), Maranhão (1), Pernambuco (1), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (1), Bahia (1), à exceção da Região Norte do País, as demais acham-se representadas em nível nacional.

Com um processo eleitoral claramente explicitado e amplamente divulgado, as eleições para a ABEn-Nacional nos Estados e Regional ocorrem a partir de definição inequívoca das regras pré-estabelecidas. A inscrição de chapas únicas para a maioria das Diretorias foi constatada, tendo importante significado visto que, mesmo em momentos de crises sociais, econômicas e de transição política neste país, numa categoria eminentemente feminina consegue-se formar candidaturas de chapas para todos os níveis do pleito eleitoral da ABEn.

É válido lembrar que na ABEn não há remuneração alguma para ocupantes de cargo de Diretoria, tendo seus membros muitas vezes que arcar com despesas extras ou inesperadas, porém vitais à continuidade de ações estratégicas ao bom andamento do trabalho na entidade e junto a seus sócios.

A ABEn é uma sociedade civil, fundada e mantida por seus sócios, responsáveis através de suas instâncias deliberativas pelos destinos da associação, pela definição da anuidade dos sócios, do temário e pela realização dos Congressos, assim como pela escolha do espaço territorial onde este ocorrerá.

Programa de atividades, planos de ação com metas estabelecidas, plano orçamentário e auditoria da movimentação financeira, são algumas das atribuições de seus dirigentes e sócios em assembléia.

A título de esclarecimento, lembramos que o Congresso Brasileiro de Enfermagem concretiza o grande programa cultural da ABEn, onde enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes apresentam o seu trabalho, discutem e analisam suas práticas, definindo o futuro da profissão e propondo iniciativas sob a forma de recomendações a várias instâncias deliberativas e da própria categoria, do governo e da sociedade civil.

Também neste espaço cultural, conferencistas "experts" em diferentes assuntos são convidados a expor suas idéias, debatendo com a enfermagem, as grandes questões que afetam a humanidade e, especialmente, à população brasileira. Nestes momentos, expomos e repensamos as nossas ações frente ao mundo do trabalho, às pessoas e à coletividade.

Acreditamos que o CBEn se constitui no maior fórum do pensamento crítico da enfermagem brasileira e da americana latina. Os sócios da ABEn precisam saber que poucas são as associações que conseguem realizar um congresso do nosso porte, anualmente. Certamente tal façanha só acontece pela tradição de competência, organização e solidariedade de seus sócios.

É por isso que gostaria de, neste edital, valorizar a maior força propulsora da ABEn -o seu SÓCIO -, principalmente aquele que há anos, através da sua participação efetiva nas atividades da entidade, frequentando-a ou promovendo-a, tem contribuído concretamente para a sua sobrevivência, seu crescimento e seu reconhecimento no cenário nacional e internacional.

As entidades são a expressão de uma classe, da seriedade e do espírito cidadão daqueles que a representam e a constróem diariamente.

Preocupada, prioritariamente, com aquele que responde pela manutenção e preservação da entidade e com aqueles comprometidos em dar substância e expressão às finalidades da ABEn, a atual Diretoria deseja consolidar uma aproximação mais assídua e sólida com os seus sócios.

Num movimento descentralizador de suas atividades, através de suas Diretorias, Seções Estaduais e Regionais, a ABEn envidará esforços para ampliar a participação dos associados, Entidades outras e Escolas a ela vinculadas. Para tanto dinamizará a vida de seus Comitês, Comissões Consultivas e Especiais, Conselhos Consultivos Estaduais e Nacional de Escolas, Departamento Científico, Conselho Editorial e "Ad Hoc" da REBEn e outras formas estruturais de organização, das quais o seu trabalho e resultado traduzirão para a enfermagem e a sociedade brasileira em geral a face do profissional que acredita na potência da organização coletiva, ciente de que o processo de desenvolvimento sócio-cultural das categorias não acontece fora dela, mas depende sobretudo de sua massa crítica para progredir e de sua persistência e visão de futuro para vencer os obstáculos e sobreviver.

E por acreditar neste processo, a ABEn tem nos seus sócios o seu maior patrimônio, pois eles constituem a sua marca e dão rumo ao destino desta entidade de 70 anos que, sem dúvida alguma, legou vitórias e conquistas ao presente desta profissão, através da personalidade de seus sujeitos políticos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br