Acessibilidade / Reportar erro

Influência do neoliberalismo na organização e processo de trabalho hospitalar de enfermagem

RESUMO

Objetivos:

Descrever e analisar a influência do modelo econômico e político neoliberal na organização e no processo de trabalho hospitalar de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como cenário um hospital universitário. Os participantes foram 34 trabalhadores de enfermagem. A coleta ocorreu de março a julho de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. A técnica de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, que fez emergir a seguinte categoria: precarização das condições laborais e suas repercussões para organização e processo de trabalho hospitalar no contexto neoliberal.

Resultados:

Evidenciaram-se repercussões do neoliberalismo na organização e no processo de trabalho hospitalar, verificando-se inadequações na estrutura física, nos recursos humanos e materiais, que afetavam a qualidade da assistência. Além de perdas salariais que levam à necessidade de outros empregos e sobrecarga de trabalho.

Considerações finais:

Há forte influência do modelo neoliberal no trabalho hospitalar, resultando na precarização das condições laborais.

Descritores:
Trabalho; Enfermagem; Política; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br