Acessibilidade / Reportar erro

Fatores psicossociais correlacionados com a intenção comportamental das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) para uso de insulina

RESUMO

Objetivos:

analisar os fatores psicossociais correlacionados com a intenção comportamental das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) para uso de insulina.

Métodos:

estudo transversal. Instrumento validado com base na Teoria do Comportamento Planejado foi utilizado para identificar as medidas diretas (atitude, norma subjetiva e controle percebido), medidas indiretas (crenças comportamentais, normativas e de controle) e intenção comportamental para uso da insulina. Análise descritiva e correlação de Spearman foram realizadas para a análise dos dados.

Resultados:

um total de 211 indivíduos participaram do estudo, com uma mediana positiva de intenção comportamental. Atitude, crenças normativas e comportamentais foram os preditores que apresentaram uma correlação significante (r=0,16, r=-0,15 e r=0,25, respectivamente; p<0,05) com a intenção.

Conclusões:

há uma intenção comportamental positiva no uso da insulina por pessoas com DM2. Atitude, crenças Normativas e crenças comportamentais têm uma correlação de baixa magnitude com a intenção das pessoas com DM2 de usar insulina.

Descritores:
Intenção; Atitude; Insulina; Diabetes Mellitus Tipo 2; Comportamento.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br