Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento de profissionais da atenção primária em saúde sobre política de saúde para populações ribeirinhas

RESUMO

Objetivos:

analisar conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a política de saúde para a população ribeirinha; analisar o desenvolvimento das práticas de saúde direcionadas a esse grupo e discutir facilidades e dificuldades de implementar essa política.

Métodos:

estudo qualitativo, descritivo, com 24 profissionais das Equipes de Estratégia Saúde da Família Ribeirinha no município de Belém-Pará. Os dados foram produzidos em entrevista individual e analisados por Análise de Conteúdo.

Resultados:

embora os profissionais conheçam algo da política pública de saúde, há necessidade de ampliar e fortalecer conhecimentos sobre a política de saúde para população ribeirinha. As atividades direcionadas às comunidades ocorriam na própria Unidade, sendo que algumas não eram desenvolvidas por insuficiência de recursos materiais e humanos.

Considerações Finais:

a maior dificuldade para a organização da assistência à saúde é a carência de recursos materiais e humanos, e a maior facilidade é a união e coesão na equipe de saúde.

Descritores:
Política de Saúde; Populações Vulneráveis; Atenção Primária em Saúde; Assistência à Saúde; Estratégia Saúde da Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br