Acessibilidade / Reportar erro

Vivências de familiares de motoristas infratores da Lei Seca e suas repercussões

RESUMO

Objetivos:

compreender as vivências dos familiares de motoristas infratores da Lei Seca e as repercussões pós-penalidades.

Métodos:

estudo de cunho qualitativo, com membros da famílias de motoristas infratores da, Lei Seca participantes do Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito de Maringá - PR. A coleta de dados foi realizada por entrevista semiestruturada, analisadas mediante análise temática.

Resultados:

observou-se nos relatos dos familiares: o sofrimento das famílias pelo consumo de álcool e outras drogas; a infração da Lei Seca significando turning point, com mudanças positivas e negativas no contexto familiar; e os significados do Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito.

Considerações Finais:

as penalidades da Lei Seca desencadearam desempregos e gastos financeiros, mas os aspectos positivos foram a cessação do uso de álcool e/ou não dirigir mais embriagado. O Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito foi informado como solidário e um gatilho para mudança de comportamento dos infratores.

Descritores:
Intoxicação Alcoólica; Relações Familiares; Dirigir Sob a Influência; Acidentes de Trânsito; Enfermagem em Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br