Acessibilidade / Reportar erro

Ensino do exame físico cardiovascular em enfermagem: simulação clínica

RESUMO

Objetivo:

Avaliar, em estudantes de Enfermagem, o efeito da simulação clínica como estratégia educativa para a aprendizagem sobre exame físico cardiovascular.

Métodos:

Estudo quase experimental, com alocação de 30 graduandos em Enfermagem, de uma universidade pública do Nordeste do Brasil, em dois grupos — intervenção e controle. A intervenção educativa constou de simulação clínica aplicada ao grupo-intervenção. O grupo-controle recebeu apenas aula usual. Foram aplicados pré-teste e pós-teste com perguntas sobre exame físico cardiovascular para os dois grupos. Na análise inferencial, utilizaram-se os testes de qui-quadrado ou exato de Fisher, para as variáveis categóricas; e o teste t de Student, para amostras independentes.

Resultados:

Os resultados mostraram que a diferença de acertos entre os grupos de intervenção e controle foi estatisticamente significativa, com valor de p de 0,05.

Conclusão:

Conclui-se que a estratégia educativa aplicada teve efeito positivo em estudantes de graduação em Enfermagem para a aprendizagem do exame físico cardiovascular.

Descritores:
Enfermagem; Simulação; Exame Físico; Educação Superior; Aprendizagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br