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O debate de gênero como desafio na formação de enfermeiras e enfermeiros

RESUMO

Objetivos:

compreender os desafios da inserção do debate de gênero no processo formativo de enfermeiras(os) na perspectiva de estudantes de graduação.

Métodos:

estudo qualitativo, exploratório-explicativo. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada aplicada a 12 graduandas(os) de enfermagem de universidade pública paulista. Para tratamento e análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo à luz do referencial teórico do paradigma de produção de conhecimento de Boaventura de Sousa Santos.

Resultados:

a formação em enfermagem continua centrada no modelo científico tradicional, negligenciando o gênero e fortalecendo estereótipos voltados à feminilização da profissão.

Considerações Finais:

a formação das(os) enfermeiras(os) tem o desafio de implementar ações que aprofundem o tema gênero. Para tanto, sugerem-se algumas estratégias, como o aperfeiçoamento da formação docente e apropriação de práticas pedagógicas emancipatórias; a revisão dos projetos políticos pedagógicos; a teorização e reestruturação curricular; a problematização das questões de gênero para liderança de enfermagem.

Descritores:
Perspectiva de Gênero; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação em Enfermagem; Ensino; Currículo

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