Acessibilidade / Reportar erro

Longitudinalidade do tratamento do tabagismo na Atenção Primária à Saúde: pesquisa avaliativa

RESUMO

Objetivos:

avaliar como ocorre a coordenação do cuidado para a continuidade do tratamento do tabagismo na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos usuários.

Métodos:

adotou-se como base conceitual o atributo da longitudinalidade do cuidado da Política Nacional de Atenção Básica; e como referencial metodológico, a pesquisa avaliativa qualitativa à luz da avaliação baseada na teoria. Na coleta de dados, empregou-se a observação com participação moderada nos grupos de cessação tabágica, entrevista intensiva com 22 usuários e análise de prontuários. Nas entrevistas, foram aplicadas as etapas analíticas da Grounded Theory de codificação inicial e focalizada, com auxílio do software MaxQDA®.

Resultados:

os entrevistados avaliaram positivamente o tratamento do tabagismo, porém foram elencadas limitações acerca da continuidade em médio e longo prazo.

Considerações Finais:

as sessões de manutenção para a continuidade do tratamento do tabagismo, mesmo que eventuais, foram reconhecidas como uma experiência exitosa para a cessação tabágica.

Descritores:
Tabagismo; Abandono do Hábito de Fumar; Avaliação de Programas; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br