Accessibility / Report Error

Representações sociais dos estudantes de enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária

Representaciones sociales de los estudiantes de enfermería sobre asistencia hospitalaria y atención primaria

RESUMO

Objetivo:

analisar como se estruturam as representações sociais dos cuidados hospitalares e comunitários em dois grupos de estudantes de enfermagem - 1º e 4º anos.

Métodos:

pesquisa qualitativa orientada pela Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se um questionário com Associação Livre de Palavras. Os dados foram analisados no Software IRaMuTeQ 0.6 alpha 3.

Resultados:

aplicou-se o método da Classificação Hierárquica Descendente e obtiveram-se 4 classes. A classe 4 tem a maior representação social (30,41%) do corpus. Os dois eixos organizadores são enfermeiro e doença/doente no núcleo central. Na periferia destaca-se o cuidado e ajuda ligados ao enfermeiro e o tratamento e a prevenção associados à doença.

Conclusões:

as representações sociais centram-se na doença/doente e no papel do enfermeiro no tratamento, prevenção e cuidado. A promoção da saúde e os determinantes sociais da saúde estão ausentes das representações sociais dos estudantes.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Assistência Hospitalar; Atenção Primária à Saúde; Educação Baseada em Competências

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br