Acessibilidade / Reportar erro

Violência geral, física e psicológica: relação com sintomas depressivos e cognição em idosos (estudo transversal)

RESUMO

Objetivos:

analisar a relação da violência geral, física e psicológica com sintomas depressivos e estado cognitivo em pessoas idosas.

Métodos:

estudo quantitativo transversal, realizado com 323 idosos, do Nordeste brasileiro. Foram utilizados: instrumento sociodemográfico; Conflict Tactics Scales Form R; Geriatric Depression Scale; e Mini Exame do Estado Mental. Na análise, foi empregada estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

à medida que aumenta a violência, aumentam os sintomas depressivos; o inverso ocorreu na avaliação da violência com o comprometimento cognitivo. Existe correlação entre violência física e psicológica e os sintomas depressivos; pessoas idosas mais depressivas têm 1,96 e 3,00 vezes mais probabilidade de sofrer violência psicológica e física, respectivamente.

Conclusões:

a violência geral, física e psicológica associa-se com os sintomas depressivos; e as pessoas com menos alterações cognitivas são mais vulneráveis ao abuso. Idosos com sintomas depressivos têm maior probabilidade de serem vítimas de violência psicológica e física.

Descritores:
Violência; Depressão; Cognição; Idoso; Enfermagem Forense.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br