Acessibilidade / Reportar erro

O pensamento crítico dos estudantes de graduação em enfermagem brasileiros precisa ser ampliado: estudo transversal

RESUMO

Objetivos:

mapear o nível de pensamento crítico de estudantes brasileiros de graduação em enfermagem e investigar a correlação entre os dados sociodemográficos selecionados e os domínios do pensamento crítico.

Métodos:

neste estudo transversal descritivo, o pensamento crítico dos participantes (N=89) foi avaliado por meio do Health Science Reasoning Test. A correlação entre os domínios do pensamento crítico e os dados sociodemográficos foi avaliada pelo coeficiente de correlação de Pearson.

Resultados:

os resultados gerais mostraram um nível moderado de pensamento crítico dos participantes (média=70,7; desvio padrão 5,7). Foi identificado um desempenho ruim em 5 dos 8 domínios do pensamento crítico. Foi encontrada correlação positiva significativa entre escolaridade e o pensamento crítico (p<0,001).

Conclusões:

baixos níveis nos domínios de pensamento crítico em estudantes podem levar a consequências negativas para seus resultados de aprendizagem. Novos estudos devem ser realizados para confirmar nossos resultados, além da investigação de métodos de ensino que incentivem e garantam o desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico dos estudantes durante a formação em enfermagem.

Descritores:
Pensamento Crítico; Estudos Transversais; Serviços de Saúde; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br