Acessibilidade / Reportar erro

Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* * Extraído da dissertação “Processo de reabilitação física e à educação em saúde: vivências dos usuários”, Faculdade de Medicina de Marília, Programa de Mestrado Acadêmico em “Saúde e envelhecimento”, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física.

Método:

Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica.

Resultados:

Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento.

Conclusão:

A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações.

DESCRITORES
Reabilitação; Pessoas com deficiência; Educação em saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br