Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da saúde mental da população LGBTQIAP+ brasileira durante a pandemia de COVID-19: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Investigar a associação entre a frequência e fatores associados de transtornos mentais não psicóticos e sintomas de ansiedade em uma amostra brasileira LGBTQIAP+.

Método:

Estudo transversal, realizado de setembro a outubro de 2020 por meio de um questionário online, incluindo instrumentos de caracterização sociodemográfica, Generalized Anxiety Disorder Screener e o Self-Report Questionnaire. A análise foi realizada utilizando-se testes Qui-quadrado e Exato de Fisher. Regressão de Poisson com variância robusta foi realizada para estimar o efeitodas variáveis sociodemográficas sobre a saúde mental.

Resultados:

A triagem positiva para ansiedade e transtornos não psicóticos foi identificada em 85,2% e 60,2% dos participantes, respectivamente. Faixas etárias mais jovens, que possuíam alguma religião, tinham acesso somente à saúde pública e alguma condição clínica prévia apresentaram maior risco para transtornos mentais não psicóticos. Indivíduos com menos de 30 anos (1,33, 95%, IC = 1,17–1,52) apresentaram alto risco para sintomas de ansiedade.

Conclusão:

A prevalência de ansiedade e transtornos não psicóticos durante a pandemia de COVID foi alta. Recomenda-se a implementação de políticas e intervenções de saúde direcionadas aos fatores de risco identificados.

DESCRITORES
COVID-19; Minorias Sexuais e de Gênero; Saúde Mental; Disparidades em Assistência à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br