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Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar* * Extraído da tese "Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação da área de saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar com desfibrilador externo automático", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011.

OBJETIVO

Avaliar o desempenho da habilidade e do conhecimento nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar com o uso do desfibrilador externo automático, realizadas pelos estudantes de graduação da área da saúde em três etapas diferentes do processo ensino aprendizagem.

MÉTODO

Foi aplicado um instrumento de avaliação da habilidade, caracterizado por um modelo padrão "checklist", composto de 30 itens e outro para a avaliação do conhecimento, caracterizado por uma prova escrita composta de 40 questões objetivas. A amostra contou com 84 estudantes.

RESULTADOS

Verificou-se que após o curso teórico-prático, na habilidade houve um aumento no número de acertos nos 30 itens e no conhecimento um aumento no número de acertos nas 40 questões.

CONCLUSÃO

Após a aula teórica com demonstração, na habilidade, somente um dos itens atingiu o índice de acerto ≥ 90%. Já após o treino prático simulado na habilidade, 26 dos itens apresentaram índice de acertos superior a 90%, evidenciando a importância do treino prático no procedimento em pauta.

Ressuscitação Cardiopulmonar; Desfibriladores; Estudantes de Ciências da Saúde; Educação em Saúde; Aprendizagem; Avaliação


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