Acessibilidade / Reportar erro

Desafios vivenciados por profissionais portugueses no cuidado em humanitude a idosos institucionalizados durante a pandemia

RESUMO

Objetivo:

Compreender os desafios vivenciados por profissionais portugueses no cuidado em humanitude a idosos institucionalizados durante a pandemia.

Método:

estudo qualitativo, sustentado pelas reflexões da Metodologia do cuidado em Humanitude, realizado com profissionais de diversas áreas num residencial para idosos de Portugal. A coleta dos dados ocorreu entre setembro e outubro de 2020, a partir de entrevistas individuais e online. Adotou-se, como técnica de análise, a categorização proposta por Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias: (1) proteção de si e do outro com as subcategorias medo de se contaminar e medo de contaminar o idoso; (2) manutenção das relações afetivas, desdobrada nas subcategorias ausência dos familiares no residencial e equipamento de proteção individual como barreira de comunicação e aproximação e (3) confinamento dos idosos que frequentavam o Centro de Dia, com as subcategorias falta de suporte familiar/solidão e alteração da rotina do idoso.

Conclusão:

os principais desafios vivenciados pelos profissionais portugueses estão relacionados às modificações necessárias no desempenho das práticas de cuidado devido a utilização de proteção pessoal antes não utilizada, limitação nas relações afetivas e restrições de espaços de convivência.

DESCRITORES
Infecções por Coronavírus; Assistência a Idosos; Humanização da Assistência; Institucionalização

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br