Acessibilidade / Reportar erro

Medidas biométricas da região nasal de recém-nascidos para desenvolvimento de modelo de protetor nasal: estudo transversal* * Extraído da dissertação: “Modelo de protetor nasal para recém-nascidos em uso de pronga: estudo baseado em medidas anatômicas”, Universidade Federal de Alagoas, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar as medidas biométricas da região nasal de recém-nascidos prematuros e a termo e fornecer parâmetros para um modelo de protetor nasal.

Método:

Estudo descritivo de corte transversal, realizado nas unidades de alojamento conjunto, cuidados intermediários e intensivos neonatais de um hospital de Maceió, Alagoas, com 300 recém-nascidos, divididos em dois grupos: 150 a termo e 150 prematuros. Utilizaram-se dados da história neonatal e 1200 fotografias digitais para as medidas biométricas.

Resultados:

Os grupos foram homogêneos quanto ao sexo, peso e comprimento do recém-nascido. As medidas de largura nasal, distância da asa do nariz à linha média columelar direita e esquerda, comprimento e largura da columela, área do introito nasal direita e esquerda, comprimento do dorso nasal direito e esquerdo apresentaram-se diferentes quando comparadas em grupos de acordo com a idade gestacional, e quanto às faixas de peso - muito baixo peso, baixo peso e peso adequado a idade gestacional (p<0,05).

Conclusão:

Os dados obtidos fornecem parâmetros para criação de protetor nasal para recém-nascidos em uso de pronga, considerando aspectos anatômicos.

DESCRITORES:
Recém-Nascido; Nariz; Proteção; Tecnologia; Enfermagem Neonatal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br