Acessibilidade / Reportar erro

ABORDAGENS QUALITATIVAS: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM

Qualitative approaches: contribuition for nursing

Resumos

Este trabalho aborda algumas características que configuram a metodologia qualitativa. Comenta sobre os métodos que tem sido mais utilizados, como: a fenomenologia, a teoria fundamentada nos dados, a etnografía e a pesquisa participante, ressalta a perspectiva de utilização destes métodos qualitativos para a enfermagem.

Metodologia qualitativa; Pesquisa em enfermagem


This paper focus on some characteristics of the qualitative methodology. Some of these methods are explored such as: participatory research, phenomenology, grounded theory and ethnography critical theory Perspectives of their utilization in nursing research are examined.

Qualitative methodology; Nursing research


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BECKER, H.S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 2ed. São Paulo, HUCITEC, 1994: cap. 2, p.47-64: Problemas de inferência e prova na observação participante.
  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Qualitative research for education:an introduction to theory and methods. Boston, Allyn and Bacon, 1992.
  • BRUSCHINI, C.; BARROSO, C. Caminhando juntas: uma experiência em educação sexual na periferia de São Paulo Cad.pesq., N.45, P. 43-9, 1983.
  • COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis, Vozes, 1995, Cap. 1, p.9-17: Os precursores.
  • DEMO.P. Pesquisa participante: mito e realidade. Rio de Janeiro, SENAC, 1984. Cap. 3, p. 73-4: elementos metodológicos da P.P.
  • GERMAN, C. Ethnography: the method In MUNHALL, P.L.; OILER. C.J. Nursing research: a qualitative perspective. Norwalk, Appleton Century Crofs. cap.8, p. 147-62.
  • GLAZER, B.C.; STRAUSS, A.L. The discovery of grounded theory. New York, Aldine, 1967.
  • GUBA, E.G; LINCOLN, Y.S. Effective Evaluation. São Francisco, Jossey-Bass, 1981.
  • LEININGER.M.M. Qualitative research methods in nursing. London, Grune & Stratton, 1984.
  • MADEIRA, L.M. Pesquisa participante: uma alternativa na enfermagem. Rev.Bras.Enf.. Brasília,v. 37, n.3/4. p. 188-94, 1984.
  • MARTINS, J. Psicologia fenomenológica. In: MARQUES, J. Psicologia educacional n. 124-52.
  • MENDONÇA,G.F. Ação educativa nos serviços básicos de saúde. In: ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA REGIÃO NORDESTE, Natal, 1982. Anais. Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1982. p.9-14.
  • SANDELOWSKY, M. The problem of rigor in qualitative research. ANS-Adv.Nurs.Sci.. v.8, n.3, p.27-37, 1986.
  • SPRADLEY,J. The ethonographic interview. New York, Holt Renehart and Winston, 1979.
  • STEFANELLI, MC. et al. Pesquisa qualitativa em enfermagem no Brasil. ln:ENCONTRO INTERAMERICANO DE PESQUISA QUALITATIVA EM ENFERMAGEM, 1., São Paulo, 1988. Anais. São Paulo, Escola de Enfermagem da USP, 1988. p. 13.
  • STERN, P. Grounded theory methodology. Its uses and processes. Image, v. 12, n. 1, p.20-3, 1980.
  • TAYLOR, S.J.; BOGDAN, R. Introduction to qualitative research methods: the search for meanings. New York, John Wiley & Sons, 1984. cap 1, p.1-12: Go to the people.
  • TRIVINOS, A.N.S. Introducto a pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1995
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br