Acessibilidade / Reportar erro

A Teoria do Capital de Turgot* * Este artigo foi gerado no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa Acadêmica da FEA/USP com o apoio financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP). Gostaria de agradecer as críticas e sugestões do professor Robert L. Heilbroner a uma versão preliminar deste texto, assim como os comentários de três pareceristas anônimos. Erros e equívocos são de minha inteira responsabilidade.

Turgot’s Capital Theory

RESUMO

Este artigo examina a teoria do capital de Turgot. Chama a atenção por seu procedimento metodológico ao extrair primeiro o próprio conceito de capital da análise da circulação, para depois investigar seus possíveis empregos, entre eles o de atuar como avanços na produção. Ao fazer isso, Turgot transforma em resultado lógico o que era uma mera suposição da análise fisiocrática, a saber, a existência de uma classe de empreendedores como proprietários da quantidade necessária de recursos para continuar a produção.

PALAVRAS-CHAVE:
História do pensamento econômico; fisiocracia; teoria do capital; Turgot

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br