Acessibilidade / Reportar erro

Procedimentos para vinculação de dados da saúde: aplicações na vigilância em saúde

Procedimientos para la vinculación de datos sanitarios: aplicaciones en la vigilancia en la salud

Resumo

Objetivo:

Apresentar metodologia padronizada para vinculação de diferentes bancos de dados em saúde pública.

Métodos:

Artigo de revisão metodológica, com descrição específica de processos de tratamento de dados para vinculação (linkage) determinística entre bancos de dados estruturados. Instruiu-se como tratar os dados, selecionar chaves de vinculação e vincular os bancos, utilizando-se dois bancos de dados simulados no software R.

Resultados:

Foram apresentados os comandos utilizados para a vinculação determinística, do tipo inner_join. O processo de vinculação resultou em um banco de dados com 40.108 pares ao se utilizar apenas a chave “Nome”. Com a adição da segunda chave, “Nome da mãe”, o resultado caiu para 112 pares. Ao adicionar a terceira chave, “Data de nascimento”, apenas dois pares foram identificados.

Conclusão:

A vinculação de bancos de dados e suas análises são ferramentas válidas e úteis para os serviços de saúde, no apoio a ações de vigilância em saúde.

Palavras-chave:
Análise de dados; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Vigilância em Saúde Pública

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com