Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da organização e funcionamento das salas de vacina na Atenção Primária à Saúde em Montes Claros, Minas Gerais, 2015* * Artigo elaborado a partir da tese de Doutorado da autora principal, Leila das Graças Siqueira, intitulada ‘Qualidade da assistência dos serviços de vacinação: avaliação da estrutura e funcionamento das salas de vacina e satisfação dos usuários’, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em 2016.

Evaluación de la organización y funcionamiento de las salas de vacunas en la atención primaria de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, 2015

Resumo

OBJETIVO:

avaliar a qualidade da organização e do funcionamento das salas de vacina em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em 2015.

MÉTODOS:

estudo de avaliação da qualidade das salas de vacina, tendo como base as orientações e normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), utilizando-se questionário adaptado do Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão para Sala de Vacinação (PAISSV 2.0).

RESULTADOS:

foram avaliadas todas as 18 salas de vacina do município; quanto ao conceito de qualidade das salas de vacina, seis foram consideradas ideais, cinco boas, quatro regulares e três insuficientes.

CONCLUSÃO:

a maioria das salas de vacina foi classificada como boa/ideal; no entanto, há necessidade de sistematização de educação permanente para os profissionais e de melhorias estruturais, a fim de atender às normas preconizadas pelo PNI.

Palavras-chave:
Vacinação; Avaliação de Serviços de Saúde; Estrutura dos Serviços; Qualidade da Assistência à Saúde; Estudos de Avaliação

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com