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Análise da ação de saúde ocular do Programa Saúde na Escola no Brasil de 2014 a 2019: um estudo transversal* * Artigo derivado da dissertação de mestrado intitulada ‘Análise estratégica da ação de saúde ocular do Programa Saúde na Escola no Brasil’, a ser defendida por Lucas Agustinho Fernandes junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde, da Escola de Governo da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (EFG/Fiocruz).

Análisis de la acción de salud ocular del Programa Salud en la Escuela en Brasil de 2014 a 2019: un estudio transversal

Resumo

Objetivo:

Descrever a ação de saúde ocular do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil, a partir do sistema de monitoramento das ações do programa.

Métodos:

Estudo transversal descritivo, sobre dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) referentes ao período de 2014 a 2019.

Resultados:

Foram observados 153.073 atividades da ação de saúde ocular do PSE e 5.697.109 participantes. Houve um incremento de 65,1% das atividades, no período 2014-2019. O número médio de ações realizadas nas escolas pactuadas foi de 4,35 (IC95% 4,00;4,70). A média nacional de cobertura da ação foi de 8,32% (IC95% 6,31;10,33) no período. No ano de 2019, 15.325 estudantes foram identificados com alterações visuais.

Conclusão:

Constatou-se que as intervenções de saúde ocular do PSE têm crescido ao longo dos anos no país, contribuindo para a prevenção da deficiência visual e cegueira dos estudantes brasileiros.

Palavras-chave:
Saúde Ocular; Serviços de Saúde Escolar; Atenção Primária à Saúde; Política Pública; Estudos Transversais

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