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Translação do conhecimento: um desafio para prática de enfermagem

As constantes transformações no mundo decorrentes de determinantes sociais, políticos, econômicos dentre outros têm provocado mudanças no modo de vida e consequentes condições de saúde das populações. Aspectos que igualmente exigem das áreas da saúde no cenário nacional e internacional a produção de tecnologias específicas visando prover cuidados de saúde efetivos. Neste cenário a produção deste conhecimento tem sido contínua e rápida, na mesma velocidade em que se dá a necessidade de atenção à saúde da população nos diferentes níveis e contextos, fato que tem orientado o a ser investigado.

A enfermagem como disciplina social e humanista, tendo seu ser, saber e fazer estruturado no processo de cuidar relacionando-se, pois com os fenômenos do mundo vivido em que com o outro coabita, diante destas transformações identifica necessidades de adaptar suas maneiras de cuidar. Condição em que se desvelam movimentos, na busca de conhecimentos específicos por meio de estudos e pesquisas a partir dos questionamentos e busca de respostas aos fenômenos da prática. Dentre estes se destacam as construções de modelos teóricos conceituais para orientar este fazer, assim como a apropriação do conhecimento de outras disciplinas visando qualificar o cuidado prestado.

A produção de pesquisas se dá por excelência nos grupos de pesquisas organizados por eixos temáticos ou linhas de pesquisa, tendo por base as lacunas do conhecimento em saúde. Estas são o cerne dos programas de pós-graduação na enfermagem, que nas últimas décadas, apresentaram um aumento expressivo no contexto nacional sendo, pois determinantes no incremento da produção científica. Contudo, acredita-se que alguns desses estudos são absorvidos na prática, no entanto ainda necessitam de designs mais robustos com vistas à incorporação dos resultados na prática, e consequentes benefícios para a equipe de saúde, pacientes e familiares. Mas este, dentre outros aspectos raramente fazem parte do planejamento do estudo, o que daria a perspectiva translacional da pesquisa em enfermagem.

Esta postura, própria também de outras disciplinas, tem provocado inquietações a vários pesquisadores preocupados com a precária incorporação dos achados de pesquisa na área da saúde, pois com esta ação poderia haver expressivas mudanças nos indicadores sociais, morbidade e mortalidade. A transferência desses resultados para a prática caracteriza a Translação do Conhecimento.

A Translação do Conhecimento (TC) é definida como um processo dinâmico, interativo, que inclui a síntese, divulgação, intercâmbio e a ética no conhecimento para promoção da saúde, fornecimento de serviços e produtos de saúde com maior efetividade visando fortalecer o sistema de saúde11. Canadian Institute of Health Research [Internet]. Ottawa: The Institute; c2016 [cited 2017 Jun 14]. Knowledge translation; [about 1 screen]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#1.
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Para que a TC seja uma realidade nas práticas de saúde ainda são necessários superar alguns desafios tais como: familiarização com a translação do conhecimento, identificação de problemas de pesquisa relevantes, ampliação da parceria entre pesquisadores e usuários do conhecimento, desenvolvimento e a aplicação de modelos para a TC, inclusão da TC nos orçamentos das pesquisas, qualidade da pesquisa clínica22. Oelke ND, Lima MADS, Acosta AM. Translação do conhecimento: traduzindo pesquisa para uso na prática e na formulação de políticas. Rev Gaúcha Enferm. 2015 set;36(3):113-7., acurácia das intervenções e a confiabilidade dos dados33. LaRocca R, Yost J, Dobbins M, Ciliska D, Butt M. The effectiveness of knowledge translation strategies used in public health: a systematic review. BMC Public Health. 2012 [cited 2017 Jun 19];12:751. Available from: http://www.biomedcentral.com/1471-2458/12/751.
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A interação entre pesquisadores (enfermeiras pesquisadoras) e usuários (enfermeiras da prática) é uma característica básica da TC que varia em intensidade, complexidade e nível de engajamento, assim como a importância do contexto (fatores físicos, estruturais, organizacionais, sociais)44. Hutchinson AM, Mallidou AA, Toth F, Cummings GG, Schalm C, Estabrooks CA. Review and synthesis of literature examining characteristics of organizational context that influence knowledge translation in healthcare: technical report Edmonton. Edmonton: University of Alberta, Faculty of Nursing; 2010.; e dos usuários que utilizam o conhecimento gerado pela pesquisa para tomar decisões que embasarão políticas, programas e/ou práticas de saúde11. Canadian Institute of Health Research [Internet]. Ottawa: The Institute; c2016 [cited 2017 Jun 14]. Knowledge translation; [about 1 screen]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#1.
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Somado a estes aspectos fundamentais para ação da Translação do Conhecimento, é sugerida a aplicação de modelos específicos que orientam a adequada utilização dos resultados de pesquisa na prática profissional. Um estudo de revisão identificou 28 diferentes modelos para TC, em comum foram encontrados os seguintes elementos: identificação do problema e estabelecimento de canais de comunicação entre usuários e pesquisadores, desenvolvimento e seleção do tipo de pesquisa, análise do contexto, realização de atividades ou intervenções para translação de conhecimento e aplicação dos resultados na prática55. Ward V, House A, Hamer S. Developing a framework for transferring knowledge into action: a thematic analysis of the literature. Health Serv Res Policy. 2009 Jul;14(3):156-64. doi: http://dx.doi.org/10.1258/jhsrp.2009.008120.
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A construção e aplicação de templates na TC é outra ferramenta que os enfermeiros podem se apropriar para aplicação dos resultados de pesquisa na prática. Estes orientam os estudos desde a sua concepção até a implementação dos resultados, preveem o papel e nível de engajamento dos pesquisadores e usuários e abrangência do estudo11. Canadian Institute of Health Research [Internet]. Ottawa: The Institute; c2016 [cited 2017 Jun 14]. Knowledge translation; [about 1 screen]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#1.
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Na medida em que a enfermagem vem ampliando seu corpo de conhecimentos pautado nos elementos da prática, têm desenvolvido instrumentos que qualificam seu processo de cuidar, a exemplo das classificações que buscam diagnosticar, prever resultados e definir intervenções diante do processo de saúde e doença. Os resultados oriundos das investigações sobre os fenômenos inerentes a este conhecimento possibilitam dar às pesquisas um caráter translacional, ao inserir no processo de construção desses estudos os produtores (enfermeiros pesquisadores) e os consumidores (enfermeiros da prática, pacientes e familiares) provendo assim um cuidado seguro baseado na prática em evidências.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Canadian Institute of Health Research [Internet]. Ottawa: The Institute; c2016 [cited 2017 Jun 14]. Knowledge translation; [about 1 screen]. Available from: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#1
    » http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#1
  • 2
    Oelke ND, Lima MADS, Acosta AM. Translação do conhecimento: traduzindo pesquisa para uso na prática e na formulação de políticas. Rev Gaúcha Enferm. 2015 set;36(3):113-7.
  • 3
    LaRocca R, Yost J, Dobbins M, Ciliska D, Butt M. The effectiveness of knowledge translation strategies used in public health: a systematic review. BMC Public Health. 2012 [cited 2017 Jun 19];12:751. Available from: http://www.biomedcentral.com/1471-2458/12/751
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  • 4
    Hutchinson AM, Mallidou AA, Toth F, Cummings GG, Schalm C, Estabrooks CA. Review and synthesis of literature examining characteristics of organizational context that influence knowledge translation in healthcare: technical report Edmonton. Edmonton: University of Alberta, Faculty of Nursing; 2010.
  • 5
    Ward V, House A, Hamer S. Developing a framework for transferring knowledge into action: a thematic analysis of the literature. Health Serv Res Policy. 2009 Jul;14(3):156-64. doi: http://dx.doi.org/10.1258/jhsrp.2009.008120
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017
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