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Estratégias para promover a translação do conhecimento na atenção primária à saúde: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para promover a translação do conhecimento na Atenção Primária à Saúde e identificar barreiras e facilitadores para o uso de evidências científicas.

Método:

Scopingreview com busca no PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS e literatura cinzenta, em abril de 2022, baseado nos termos “translational medical research”, “knowledge translation”,“primary health care”.Utilizou PRISMA-ScR para relato da revisão.

Resultados:

56 estudos incluídos. Diversas estratégias foram identificadas e agrupadas em: material educacional, capacitação, websites, extensão educacional, redes de translação do conhecimento, facilitadores locais, feedback e promoção pública.Alta demanda por atendimentos e conteúdos sem informações práticas representaram barreiras, enquanto, avaliar o contexto, envolver as partes interessadas e presença de facilitadores locais facilitam a utilização de evidências.

Conclusão:

As estratégias mais utilizadas foram material educacional e capacitação. Superar as barreiras é essencial para minimizar a lacuna entre as evidências e prática.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Pesquisa translacional biomédica; Serviços de saúde

ABSTRACT

Objective:

To map the strategies used by health professionals to promote knowledge translation in Primary Health Care and to identify barriers and facilitators for the use of scientific evidence.

Method:

Scoping review with search in PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS, and gray literature, in April 2022, using the terms “translational medical research”, “knowledge translation”, “primary health care”. The PRISMA-ScR was used to report the review.

Results:

56 studies included. Several strategies were identified and grouped into: educational material, training, websites, educational outreach, knowledge translation networks, local facilitators, feedback and public promotion. High demand for services and content without practical information represented barriers, while assessing the context, involving stakeholders and the presence of local facilitators ease theuse of evidence.

Conclusion:

The most used strategies were educational material and training. Overcoming barriers is essential to bridging the gap between evidence and practice.

Keywords:
Primary health care; Translational research; biomedical; Health services

RESUMEN

Objetivo:

Mapear las estrategias utilizadas por los profesionales de la salud para promover la traducción del conocimiento en la Atención Primaria de Salud e identificar barreras y facilitadores para el uso de la evidencia científica.

Método:

Scopingreview con búsqueda en PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus, LILACS y literatura gris, en abril de 2022, utilizando los términos “translational medical research”, “knowledge translation”, “primary health care”. PRISMA-ScR se utilizó para informar la revisión.

Resultados:

Se incluyeron 56 estudios. Se identificaron varias estrategias y se agruparon en: material educativo, capacitación, sitios web, extensión educativa, redes de traducción del conocimiento, facilitadores locales, retroalimentación y promoción pública. La alta demanda de servicios y contenidos sin información práctica representó barreras, mientras que la evaluación del contexto, la participación de todos los actores y la presencia de facilitadores locales facilitan el uso de la evidencia científica.

Conclusión:

Las estrategias más utilizadas fueron el material educativo y la capacitación. Superar las barreras es esencial para cerrar la brecha entre la evidencia y la práctica.

Palabras clave:
Atención primaria de salud; Investigación biomédica traslacional; Servicios de salud

INTRODUÇÃO

A utilização de evidências científicas como subsídio da tomada de decisão, desde a identificação de problemas de saúde relevantes até a escolha política de opções para o seu enfrentamento depende da capacidade dos usuários do conhecimento (profissionais da saúde, gestores e pacientes) de acessar o conhecimento disponível e utilizá-lo de forma adequada. Por outro lado, a identificação da evidência científica de qualidade e sua correta interpretação são algumas das barreiras identificadas para a aproximação da pesquisa com o contexto da prática de atenção à saúde, conhecido como know-do-gap11. Barreto JOM, Souza NM. Avançando no uso de políticas e práticas de saúde informadas por evidências: a experiência de Piripiri-Piauí. Cien Saude Colet. 2013;18(1):25-34. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000100004
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,22. Andrade KRC, Pereira MG Knowledge translation in the reality of Brazilian public health. Rev Saude Publica. 2020;54:72. doi: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002073
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. A dificuldade de traduzir a evidência científica para sua aplicação prática pode gerar repercussões na qualidade de vida da população e no uso dos recursos de saúde22. Andrade KRC, Pereira MG Knowledge translation in the reality of Brazilian public health. Rev Saude Publica. 2020;54:72. doi: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002073
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.

Assim, a translação do conhecimento (TC) (Knowledge Translation, KT) visa aumentar a capacidade dos serviços de saúde de utilizar evidências em favor de políticas mais efetivas. O termo remete a “um processo dinâmico e interativo que inclui a síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação ética e fundamentada do conhecimento para melhorar a saúde, proporcionar cuidados e produtos mais eficientes e fortalecer o sistema de saúde”33. Canadian Institutes of Health Research [Internet].Ottawa: CIHR; 2016 [cited 2022 May 10]. About us; [about 6 screens]. Available from: https://cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#2
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. Desse modo, a translação do conhecimento inclui todas as fases da geração de novos conhecimentos científicos e sua aplicação prática para produzir resultados benéficos para a sociedade44. van Weel C. Research and clinical practice: how to better answer the needs of patient care. J Clin Epidemiol. 2015;68(10):1244-6.doi: https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2015.06.004
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.

Nessa perspectiva, entende-se que a Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta desafios únicos no que diz respeito à translação do conhecimento. A formação das equipes, assim como as estruturas organizacionais e práticas de trabalho variam consideravelmente na APS, e essa variabilidade pode dificultar a implementação de novas evidências científicas, pois elas provavelmente exigirão mudanças em diferentes níveis55. Lau R, Stevenson F, Ong BN, Dziedzic K, Treweek S, Eldridge S, et al. Achieving change in primary care - causes of the evidence to practice gap: systematic reviews of reviews. Implement Sci. 2016;11:40. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-016-0396-4
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. Ainda, as consultas são frequentemente curtas e as demandas de saúde são variáveis, exigindo acesso constante a evidências para contribuir com uma assistência efetiva66. Gilron I, Blyth F, Smith BH. Translating clinical trials into improved real-world management of pain: convergence of translational, population-based, and primary care research. Pain. 2020;161(1):36-42. doi: https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000001684
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. Também, a abordagem generalista da atenção primária deve ser considerada em estudos que envolvam a translação do conhecimento para esse contexto77. Mallidou AA, Atherton P, Chan L, Frisch N, Glegg S, Scarrow G. Core knowledge translation competencies: a scoping review. BMC Health Serv Res. 2018;18(1):502. doi: https://doi.org/10.1186/s12913-018-3314-4
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.

Resultados da pesquisa não se traduzem automaticamente na prática clínica. Ao mesmo tempo, as demandas assistenciais e burocráticas dificultam a identificação, avaliação e implementação de novas evidências científicas pelos profissionais88. Johnson K, Tuzzio L, Renz A, Baldwin LM, Parchman M. Decision-to-implement worksheet for evidence-based interventions: from the WWAMI region practice and research network. J Am Board Fam Med. 2016;29(5):553-62. doi: https://doi.org/10.3122/jabfm.2016.05.150327
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. Estratégias de translação do conhecimento científico caracterizam o esforço de aproximar a evidência científica da tomada de decisões práticas99. Duong D. Healthcare context for knowledge translation in Vietnam: Development and application of the Context Assessment for Community Health (COACH) tool [Thesis]. Uppsala: The Uppsala University; 2017 [cited 2022 May 10]. Available from: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1070682/FULLTEXT01.pdf
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. Embora a literatura apresente estudos cujo foco são as estratégias de translação de conhecimento em diversos contextos1010. Dijkstra S, Kok G, Ledford JG, Sandalova E, Stevelink R. Possibilities and pitfalls of social media for translational medicine. Front Med. 2018;5:345. doi:https://doi.org/10.3389/fmed.2018.00345
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,1111. Vieira ACG, Gastaldo D, Harrison D. How to translate scientific knowledge into practice? concepts, models and application. Rev Bras Enferm. 2020;73:5e20190179.doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0179
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, estudos específicos sobre a APS ainda são incipientes e são necessárias investigações que abordem as estratégias mais utilizadas pelos profissionais, assim como dificuldades e potencializadores da transferência de evidências científicas para a prática1212. O’Neill B, Aversa V, Rouleau K, Lazare K, Sullivan F, Persaud N. Identifying top 10 primary care research priorities from international stakeholders using a modified Delphi method. PLoS One. 2018;13:10e0206096. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0206096
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.

Com base no exposto, essa revisão de escopo teve como objetivos i) mapear as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para promover a translação do conhecimento na APS; ii) identificar barreiras e facilitadores para o uso de evidências científicas. A questão de pesquisa estruturada, segundo a sigla PCC (População, Conceito e Contexto), foi “Quais estratégias têm sido utilizadas para promover a translação do conhecimento (conceito) pelos profissionais de saúde (população) na Atenção Primária à Saúde no mundo (contexto)?”

METODOLOGIA

O presente estudo é relatado de acordo com as diretrizes do PRISMA-ScR, que contém os itens essenciais para relatar revisões de escopo1313. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. doi: https://doi.org/10.7326/M18-0850
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(dados suplementares). Este modelo de revisão de literatura apresenta uma abordagem mais extensa e, portanto, é único quando um corpo de literatura não foi revisado de forma abrangente. Também pode apresentar natureza complexa ou heterogênea, não sujeita a uma revisão sistemática mais precisa1414. Peters MDJ, Godfrey CM, Khalil H, McInerney P, Parker D, Soares CB. Guidance for conducting systematic scoping reviews. Int J Evid Based Healthc. 2015;13(3):141-6. doi: https://doi.org/10.1097/XEB.0000000000000050
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. Com base nisso, e considerando que o foco não estava na eficácia de uma determinada estratégia, mas em uma visão geral do tema1515. Munn Z, Peters MDJ, Stern C, Tufanaru C, McArthur A, Aromataris E. Systematic review or scoping review? guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Med Res Methodol. 2018;18(1):143. doi: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x
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, foi realizada uma revisão de escopo.

Protocolo e registro

O protocolo foi elaborado, antes da seleção dos estudos, e registrado no repositório Open Science Framework (OSF) em 19 de março de 2020 (https://osf.io/y492h).

Critérios de inclusão e exclusão

Para inclusão na revisão, o estudo devia apresentar as estratégias utilizadas para promover a TC na APS e ser publicado em periódicos indexados na área da saúde. Além disso, teses e dissertações, sobre a temática foram incluídas por fornecerem elementos suficientes para compreender a qualidade dos estudos e responder à questão de pesquisa.

No contexto desta revisão, a APS foi entendida como um conjunto de ações individuais e coletivas, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, realizadas por uma equipe multiprofissional1616. Ministério da Saúde (BR), Gabinete do Ministro. . Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Diário Oficial União. 2017 set 22 [cited 2022 May 10];154(183 Seção 1):68-76. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=22/09/2017&jornal=1&pagina=68&totalArquivos=120
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. As estratégias de TC foram compreendidas como intervenções ou processos que facilitam ou incentivam o uso de evidências científicas para apoiar e/ou modificar as práticas de atenção à saúde99. Duong D. Healthcare context for knowledge translation in Vietnam: Development and application of the Context Assessment for Community Health (COACH) tool [Thesis]. Uppsala: The Uppsala University; 2017 [cited 2022 May 10]. Available from: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1070682/FULLTEXT01.pdf
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.

Foram considerados estudos de qualquer desenho metodológico (quantitativo, qualitativo ou misto) e não houve restrição de data ou idioma, pois, o estudo teve como objetivo identificar o maior número de estudos existentes. Os estudos foram excluídos se não descrevessem detalhes sobre as estratégias/intervenções utilizadas para a TC e não apresentassem informações sobre o contexto em que foram desenvolvidos. Os estudos também foram excluídos quando as estratégias de TC foram desenhadas para pacientes ou não apresentaram qualquer resultado. Além disso, foram excluídos os estudos em que a TC não foi utilizada no contexto da APS.

Estratégia de busca

Para identificar documentos potencialmente relevantes, as bases de dados MEDLINE via PubMed, EMBASE via Ovid, CINAHL Plus via EBSCOhost, Web of Science, Scopus e LILACS foram pesquisadas eletronicamente em abril de 2020. Em abril de 2022 foi realizada uma atualização da estratégia de busca. Um pesquisador experiente criou as estratégias de busca, que se basearam nos termos "translational medical research", "knowledge translation" e "primary health care", juntamente com seus sinônimos e operadores booleanos. A pesquisa foi adaptada de acordo com cada base de dados. As informações de suporte mostram a estratégia de pesquisa detalhada para bancos de dados individuais.

Pesquisas complementares foram realizadas nos periódicos eletrônicos Translational Research, American Journal of Translational Research e Journal of Translational Medicine, pois concentram estudos da temática do estudo. Adicionalmente, foi consultada a The Open Access Theses and Dissertations, que reúne teses e dissertações de pós-graduação, em acesso aberto, publicadas em todo o mundo. Nessa base de dados, foram avaliadas as publicações da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, considerando que esses países se destacam nas publicações na área de estudo. O Brasil também foi incluído na pesquisa por se tratar do país de afiliação dos autores. Por fim, foram coletadas manualmente publicações adicionais das referências dos artigos recuperados.

Seleção de estudos

Todas as referências de estudo foram importadas para o EndNote Web para remover duplicatas. Em seguida, os demais resultados foram importados para o Rayyan QCRI para seleção dos estudos com base nos títulos e resumos1717. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
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. Títulos e resumos foram lidos e analisados por dois revisores independentes para identificar aqueles potencialmente elegíveis para o estudo. Os estudos selecionados foram lidos na íntegra por um revisor, para confirmar a relevância da questão de pesquisa. Qualquer dúvida sobre a inclusão do estudo foi resolvida com uma discussão com um segundo revisor até chegar a um consenso. Não houve necessidade de contatar um terceiro revisor.

Extração de dados

Os dados foram organizados em planilha Excel desenvolvida especialmente para o estudo. Os dois autores testaram previamente o formulário nos primeiros 20 títulos e resumos para refinar e garantir que todos os dados relevantes fossem capturados. As seguintes informações dos estudos foram resumidas: título, autor, ano, país, objetivo, desenho, estratégia de translação do conhecimento, aspectos que facilitaram ou dificultaram o uso de novas evidências pelos profissionais de saúde e conclusões.

Análise de dados

Os resultados foram sintetizados narrativamente e quantificados como frequências. As estratégias de TC foram categorizadas como intervenções ‘múltiplas’ quando mais de uma intervenção estivesse envolvida, e única, quando abrangesse apenas uma. Quanto à classificação das estratégias, estas foram categorizadas com base nas semelhanças entre elas. Por exemplo: resumos, sínteses e folhetos foram classificados como material educacional, enquanto workshops, cursos e discussão de casos foram agrupados na categoria capacitação.As barreiras e facilitadores da TC na APS não geraram processo de categorização.

Considerando que a revisão de escopo não se concentra em uma avaliação crítica da qualidade metodológica dos estudos primários, o estudo não foi analisado quanto ao risco de viés ou outras questões metodológicas.

RESULTADOS

A estratégia de busca resultou em 2.460 publicações. Após a remoção de duplicatas, 1.929 estudos permaneceram. Com base nos títulos e resumos, 1.834 estudos foram excluídos e 95 foram lidos na íntegra e avaliados quanto à elegibilidade. Destes, 39 estudos foram excluídos(dados suplementares); portanto, 56 estudos foram incluídos na síntese da revisão. A Figura 1 apresenta o fluxograma do processo de seleção das publicações incluídas nesta revisão.

Figura 1 -
Fluxograma para identificação e seleção dos estudos primários incluídos na revisão de escopo de acordo com o PRISMA-ScR1313. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. doi: https://doi.org/10.7326/M18-0850
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. Chapecó, Santa Catarina, Brasil, 2022 Fonte: Adaptado do PRISMA.

Características dos estudos

Os estudos foram publicados entre 1994 e 2021, embora haja um aumento no número de publicações em 2013. O Canadá foi o país com maior número de estudos (n=25), seguido da Austrália (n=11) e dos Estados Unidos (n=6). A maioria dos estudos (74%) utilizou uma única estratégia de TC.

As estratégias de TC utilizadas na APS foram classificadas em oito categorias distintas, a saber: 1. Material educacional; 2. Capacitação; 3. Website; 4. Extensão educacional; 5. Redes de Translação do Conhecimento; 6. Facilitadores locais; 7. Feedback; e 8. Promoção pública. O Quadro 1 descreve as principais características dos estudos incluídos na revisão.

Quadro 1 -
Características dos estudos incluídos. Chapecó, Santa Catarina, Brasil, 2022

Estratégias de translação do conhecimento utilizadas na Atenção Primária à Saúde

Houve uma grande variedade de estratégias para promover a TC. Portanto, elas foram agrupadas em oito categorias (Tabela 1).

Tabela 1 -
Estratégias de translação do conhecimento utilizadas nos estudos incluídos. Chapecó, Santa Catarina, Brasil, 2022

Frequentemente, a estratégia envolvia uma única intervenção de TC. Os estudos com múltiplas intervenções de TC aplicaram uma combinação de estratégias que incluíam várias atividades, como síntese de evidências, ou uma combinação de atividades como facilitadores locais e extensão educacional. A maioria dos estudos (67%) que utilizaram intervenções múltiplas tiveram pelo menos um componente relacionado à formação de profissionais de saúde, como oficinas e cursos presenciais ou online.

Barreiras e facilitadores da translação do conhecimento na atenção primária à saúde

A análise dos estudos identificou aspectos que facilitaram a utilização de novas evidências pelos profissionais de saúde, bem como as barreiras para o TC na APS (Tabela 2).

Tabela 2 -
Barreiras e facilitadores da translação do conhecimento na Atenção Primária à Saúde. Chapecó, Santa Catarina, Brasil, 2022

DISCUSSÃO

Este estudo apresenta uma importante revisão da literatura atual sobre translação do conhecimento na Atenção Primária à Saúde, e destaca um número significativo de estratégias para minimizar a lacuna de evidências científicas para a prática. Verificou-se que os profissionais de saúde geralmente preferem documentos mais claros e curtos, com menos detalhes científicos5050. Carroll JC, Grad R, Allanson JE, Pluye P, Permaul JA, Pimlott N, et al. The gene messenger impact project: an innovative genetics continuing education strategy for primary care providers. J Contin Educ Health Prof. 2016;36(3)178-85. doi: https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000079
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. Em um estudo canadense5252. Grudniewicz A, Bhattacharyya O, McKibbon KA, Straus SE. User-centered design and printed educational materials: a focus group study of primary care physician preferences. J Contin Educ Health Prof. 2016;36(4):249-55. doi: https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000112
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, a maioria dos participantes preferiu documentos contendo informações concisas com pouco detalhamento científico, mas referenciadas com fontes de informações complementares. Assim, os materiais educacionais com maior aplicabilidade forneceram mensagens direcionadas e personalizadas3636. Dadich A, Hosseinzadeh H. Healthcare reform: implications for knowledge translation in primary care. BMC Health Serv Res. 2013;13:490. doi: https://doi.org/10.1186/1472-6963-13-490
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,4747. Siron S, Dagenais C, Ridde V. What research tells us about knowledge transfer strategies to improve public health in low-income countries: a scoping review. Int J Public Health. 2015;60(7):849-63. doi: https://doi.org/10.1007/s00038-015-0716-5
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,5050. Carroll JC, Grad R, Allanson JE, Pluye P, Permaul JA, Pimlott N, et al. The gene messenger impact project: an innovative genetics continuing education strategy for primary care providers. J Contin Educ Health Prof. 2016;36(3)178-85. doi: https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000079
https://doi.org/10.1097/CEH.000000000000...
,5252. Grudniewicz A, Bhattacharyya O, McKibbon KA, Straus SE. User-centered design and printed educational materials: a focus group study of primary care physician preferences. J Contin Educ Health Prof. 2016;36(4):249-55. doi: https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000112
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. Além disso, as capacitações, em pequenos grupos, também se mostraram como um artifício válido para serviços de saúde com poucos recursos5656. Wang Y, Xiao LD, Ullah S, He GP, De Bellis A. Evaluation of a nurse-led dementia education and knowledge translation programme in primary care: a cluster randomized controlled trial. Nurse Educ Today. 2017;49:1-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.10.016
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.

As atividades baseadas na web para busca de resultados de pesquisa também foram utilizadas como estratégias de TC. São organizações que têm por objetivo contribuir para o aprimoramento da tomada de decisões em saúde, com base nas melhores informações disponíveis e são meios de síntese e disseminação de conhecimento. Neste sentido, algumas ações foram desenvolvidas no cenário brasileiro, por exemplo: o portal da Rede de Pesquisa em Atenção Primária a Saúde (https://https://redeaps.org.br/), a comunidade de práticas da atenção básica (https://novo.atencaobasica.org.br/) e o Centro Cochrane Brasil (https://brazil.cochrane.org/). Outra estratégia brasileira, que pode ser classificada como uma estratégia de extensão educacional, é o Telessaúde que dispõe de núcleos em várias regiões do país, com ações de teleducação, telediagnóstico e teleconsultoria voltadas para todos os profissionais que trabalham na APS e profissionais dos Núcleos de Apoio à APS. Os conteúdos e objetos de aprendizado disponibilizados visam o incentivo ao desenvolvimento das melhores práticas clínicas7373. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011. Redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes). Diário Oficial União. 2011 out 28 [cited 2022 May 10];148(208 Seção 1):50-2. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/10/2011&jornal=1&pagina=50&totalArquivos=208
https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/...
.

No entanto, uma revisão sistemática que identificou a eficácia das estratégias de TC entre os tomadores de decisão, em saúde pública, revelou que nenhuma das estratégias foi eficiente em todos os contextos. O cenário desempenha um importante papel no processo e, portanto, sugere-se que as intervenções não devem ser definidas sem considerar as características dos participantes e dos serviços, bem como o conhecimento que está sendo transferido3333. LaRocca R, Yost J, Dobbins M, Ciliska D, Butt M. The effectiveness of knowledge translation strategies used in public health: a systematic review. BMC Public Health. 2012;12:751. doi: https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-751
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.

Além disso, acessar às evidências científicas não significa mudança de comportamento. Usar síntese de evidências, por exemplo, é parte do processo de translação do conhecimento que auxilia o processo decisório, mas não é suficiente por si só para garantir a tomada de decisão informada por evidências. Interesses políticos e econômicos podem dificultar esse processo22. Andrade KRC, Pereira MG Knowledge translation in the reality of Brazilian public health. Rev Saude Publica. 2020;54:72. doi: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002073
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. Além do mais, há maior facilidade para implementar os resultados de pesquisas quando se recebe capacitação sobre como usar as evidências7474. Sagili KD, Satyanarayana S, Chadha SS, Wilson NC, Kumar AMV, Moonan PK, et al. Operational research within a global fund supported tuberculosis project in India: why, how and its contribution towards change in policy and practice. Glob Health Action. 2018;11(1):1445467. doi: https://doi.org/10.1080/16549716.2018.1445467
https://doi.org/10.1080/16549716.2018.14...
. Nessa perspectiva, a disseminação passiva de informações pode funcionar, mas para garantir o sucesso da implementação na prática, os estudos indicam que deve haver recursos organizacionais, um nível moderado de confiança e motivação, por parte do usuário do conhecimento, assim como a presença de um líder (facilitador)2323. Dobbins M, Robeson P, Ciliska D, Hanna S, Cameron R, O'Mara L, et al. A description of a knowledge broker role implemented as part of a randomized controlled trial evaluating three knowledge translation strategies. Implement Sci. 2009;4:23. doi: https://doi.org/10.1186/1748-5908-4-23
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. Neta e colaboradores7575. Neta G, Brownson RC, Chambers DA. Opportunities for epidemiologists in implementation science: a primer. Am J Epidemiol. 2018;187(5):899-910. doi: https://doi.org/10.1093/aje/kwx323
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afirmam ainda que está cada vez mais claro que os processos de disseminação e implementação requerem estratégias ativas para garantir que as evidências sejam efetivamente compreendidas, adotadas, implementadas e mantidas em ambientes de prática.

Dada a diversidade na Atenção Primária à Saúde e a complexidade dos problemas de saúde emergentes, os estudos incluídos também sustentam que a parceria entre profissionais de saúde e pesquisadores é uma abordagem promissora para garantir a aplicação dos resultados das pesquisas2525. Armstrong K, Kendall E. Translating knowledge into practice and policy: the role of knowledge networks in primary health care. Health Inf Manag. 2010;39(2):9-17. doi: https://doi.org/10.1177/183335831003900203
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. Uma abordagem é combinar o conhecimento teórico e metodológico dos pesquisadores com o conhecimento e as experiências do contexto dos usuários, o que torna os resultados mais adequados, acessíveis e relevantes para os profissionais7676. Dias S, Gama A. Investigação participativa baseada na comunidade em saúde pública: potencialidades e desafios. Rev Panam Salud Publica. 2014 [cited 2022 May 10];35(2):150-4. Available from: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2014.v35n2/150-154/
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. A falta de dispositivos portáteis ou acesso à internet no local de trabalho2424. McGowan J, Hogg W, Rader T, Salzwedel D, Worster D, Cogo E, et al. A rapid evidence-based service by librarians provided information to answer primary care clinical questions. Health Info Libr J. 2010;27(1):11-21.doi: https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00861.x
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e a alta demanda de assistência à saúde2929. Estrada CA, Safford MM, Salanitro AH, Houston TK, Curry W, Williams JH, et al. A web-based diabetes intervention for physician: a cluster-randomized effectiveness trial. Int J Qual Health Care. 2011;23(6):682-9. doi: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzr053
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,6565. Barbosa PM, Martins AC, Santos PC, Dias R, Pereira P, Pinto B, et al. The MOVE.TE falls prevention and management program: lessons learnt in the Portuguese context. J Frailty Sarcopenia Falls. 2020;5(2):42-6. doi: https://doi.org/10.22540/JFSF-05-042
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foram relatadas como barreiras a TC. Além disso, a falta de apoio contínuo após a implementação das intervenções e a falta de recursos foram mencionados como obstáculos para estratégias eficazes de translação4747. Siron S, Dagenais C, Ridde V. What research tells us about knowledge transfer strategies to improve public health in low-income countries: a scoping review. Int J Public Health. 2015;60(7):849-63. doi: https://doi.org/10.1007/s00038-015-0716-5
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,6565. Barbosa PM, Martins AC, Santos PC, Dias R, Pereira P, Pinto B, et al. The MOVE.TE falls prevention and management program: lessons learnt in the Portuguese context. J Frailty Sarcopenia Falls. 2020;5(2):42-6. doi: https://doi.org/10.22540/JFSF-05-042
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. Esses fatores prejudicam a incorporação de novas evidências científicas no contexto da APS. Alternativas para superar tais barreiras são os facilitadores locais, pesquisas em parceria, objetos de pesquisa relevantes a APS e os relatos acessíveis dos resultados, que podem ajudar a manter a mudança comportamental ao longo do tempo4747. Siron S, Dagenais C, Ridde V. What research tells us about knowledge transfer strategies to improve public health in low-income countries: a scoping review. Int J Public Health. 2015;60(7):849-63. doi: https://doi.org/10.1007/s00038-015-0716-5
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,7878. Ferraz L, Pereira RPG, Pereira AMRC. Tradução do conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde Debate. 2019;43(spe 2):200-16. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s215
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.

Embora os estudos sobre essa questão sejam limitados, também é importante considerar a sustentabilidade das intervenções, ou seja, por quanto tempo uma estratégia de translação é mantida após a implementação. Sugere-se que para garantir a longevidade, a sustentabilidade deve ser planejada no início, quando as estratégias de TC estão sendo desenhadas7979. Tricco AC, Ashoor HM, Cardoso R, MacDonald H, Cogo E, Kastner M, et al. Sustainability of knowledge translation interventions in healthcare decision-making: a scoping review. Implement Sci. 2016;11:55. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-016-0421-7
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. Além disso, propõe-se ampliar o financiamento da pesquisa para além da etapa de produção e disseminação de evidências, oferecendo recursos para manutenção em longo prazo7878. Ferraz L, Pereira RPG, Pereira AMRC. Tradução do conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde Debate. 2019;43(spe 2):200-16. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s215
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.

Outro ponto identificado no estudo diz respeito ao baixo uso de mídias sociais como Twitter, Facebook e YouTube. A internet tornou-se uma importante ferramenta de disseminação de conhecimentos na área da saúde, pois permitem a divulgação rápida e fácil de informações para diversos interessados, aumentando o acesso à informação8080. Ndumbe-Eyoh S, Mazzucco A. Social media, knowledge translation, and action on the social determinants of health and health equity: a survey of public health practices. J Public Health Policy. 2016;37(Suppl 2):249-59. doi: https://doi.org/10.1057/s41271-016-0042-z
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. Recentemente, a pandemia do COVID-19 destacou como as mídias sociais se tornaram essenciais para divulgação dos resultados de pesquisas. Contudo, alguns pesquisadores podem não se sentir adequadamente treinados para se engajar em técnicas baseadas em mídia social para disseminar seus estudos, o que contribui para a subutilização pela comunidade científica, apesar de terem demonstrado ter implicações diretas para aumentar a visibilidade da ciência8181. Lu D, Ruan B, Lee M, Yilmaz Y, Chan TM. Good practices in harnessing social media for scholarly discourse, knowledge translation, and education. Perspect Med Educ. 2021;10(1):23-32. doi: https://doi.org/10.1007/s40037-020-00613-0
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.

Em resumo, não existe uma “fórmula mágica” para aplicar os resultados da pesquisa e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. Além disso, é improvável que uma estratégia de TC seja eficaz em todas as circunstâncias. Embora o material educacional tenha sido a estratégia de TC mais utilizada nesta revisão, métodos diferentes provavelmente serão necessários para diferentes públicos e propósitos.

Limitações

Esta revisão tem algumas limitações. Embora tenha se tentado o desenvolvimento de uma estratégia de busca abrangente, alguns estudos relevantes podem ter sido perdidos. Por exemplo, terminologia diferente para translação do Conhecimento pode ter restringido a identificação de estudos adicionais.

CONCLUSÃO

Os resultados mostram que as estratégias de translação podem ser utilizadas em formatos únicos ou múltiplos e que os materiais educacionais e capacitações são as mais utilizadas. A alta demanda por atendimento e sínteses de conteúdo sem informações práticas representaram barreiras para o uso de evidências científicas. No entanto, avaliar o contexto da pesquisa, dispor de facilitadores locais, envolver todas as partes interessadas durante o estudo, disponibilizar os dados em formato acessível e criar redes de pesquisa com a participação de pesquisadores, profissionais e comunidade são meios que facilitam o uso de evidências científicas.

Para além disso, novos estudos podem se concentrar em avaliar a eficácia das estratégias de TC, assim como ouvir os usuários do conhecimento acerca das formas de operacionalizar as estratégias na prática da APS e desenvolver intervenções eficazes em contextos do mundo real.

Agradecimentos:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

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Editado por

Editor associado:

Rosana Maffacciolli

Editor-chefe:

Maria da Graça Oliveira Crossetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Mar 2023
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    15 Maio 2022
  • Aceito
    07 Nov 2022
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