Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação bucal com implante cone morse e prótese unitária imediatamente após exodontia

RESUMO

Objetivo:

Analisar os resultados estéticos e funcionais da reabilitação bucal com implante cone morse e prótese provisória unitária imediatamente após exodontia.

Métodos:

Estudo clínico longitudinal retrospectivo de 57 pacientes submetidos a um protocolo de reabilitação bucal com implantes osseointegráveis cone morse (Ankylos® Classic.), sem incisão, sem enxertos e sem sutura, seguida de instalação de prótese provisória unitária imediatamente após exodontia em região estética maxilar. Os dados clínicos pré e pós-operatórios (contorno alveolar vestibular, contorno gengival cervical e papilas) e radiográficos pós-operatórios (relação nível ósseo/ implante) foram submetidos a estatística descritiva (média e desvio-padrão) e ao Teste Exato de Fisher.

Resultados:

A taxa de permanência dos implantes foi de 98,25%. O contorno alveolar vestibular foi mantido em 69,6% dos casos. Não houve retração do contorno cervical gengival e as papilas foram preservadas em 89,3% dos casos. O osso se manteve acima do espelho do implante em 92,8% dos casos. Não houve associação significativa entre diâmetro do implante e retração gengival (p=0,910) ou retração da papila gengival (p=0,148) ou ainda reabsorção da crista óssea alveolar (p=0,610).

Conclusão:

Este protocolo caracteriza-se por técnicas minimamente traumáticas, reduz o tempo da reabilitação e oferece bons resultados estéticos e funcionais. Termos de indexação: Implantes dentários. Reabilitação bucal. Osseointegração.

Termos de indexação
Implantes dentários; Reabilitação bucal; Osseointegração

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br