Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e conduta clínica sobre medicamentos anti-reabsortivos e osteonecrose dos maxilares: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o conhecimento e conduta clínica de dentistas sobre medicamentos anti-reabsortivos (AM) e osteonecrose dos maxilares (ONJ).

Métodos:

um estudo transversal foi realizado por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 101 dentistas. Este instrumento questionou sobre informações gerais, conhecimento sobre AM e ONJ, condutas em relação a casos clínicos de pacientes e fontes de aquisição de conhecimento. A viabilidade do questionário foi verificada pelo coeficiente Kappa (ƙ). Análises descritivas foram calculadas, teste exato de Fisher avaliou a associação entre conhecimento e condutas. Análises de regressão logística estimaram escores de propensão. Nível de significância estatística foi de p ≤ 0.05.

Resultados:

a viabilidade demonstrou boa concordância (ƙ= 0.8). 59% dos dentistas relataram conhecer AM, 83% afirmaram que acreditam ser importante saber se o paciente utilizou AM durante a anamnese e 53% indicaram que sabiam que osteonecrose dos maxilares era um efeito colateral dos medicamentos anti-reabsortivos. No entanto, 5% dos dentistas informaram que poderiam reconhecer completamente os medicamentos anti-reabsortivos, 50% dos dentistas não realizariam nenhum tratamento dental invasivo, 73% adquiriram conhecimento sobre medicamentos anti-reabsortivos e osteonecrose dos maxilares através de artigos científicos.

Conclusão:

dentistas reconheceram AM, mas eles não se sentiriam confortáveis em tratar pacientes que tomaram medicamentos anti-reabsortivos ou desenvolveram osteonecrose dos maxilares. Esforços educacionais poderiam ser realizados para promoverem o conhecimento dos dentistas.

Termos de indexação
Conhecimento; Conduta; Bisfosfonatos; Medicamentos anti-reabsortivos; Osteonecrose dos maxilares

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br