Acessibilidade / Reportar erro

DIMENSIONANDO O PROBLEMA SIDERÚRGICO NACIONAL: A DEMANDA POR PRODUTOS SIDERÚRGICOS NO BRASIL (1901-1940) * * Agradeço aos comentários e sugestões de Renato Colistete, de Michel Deliberali Marson, de Fernando Perobelli, dos pareceristas anônimos, assim como dos participantes do V Congresso Latino Ameri cano de História Econômica, do XXI Encontro Nacional de Economia Política, do XVII Seminário sobre a Economia Mineira (Diamantina), do 44o Encontro Nacional de Economia (Anpec) e dos Seminários em Desenvolvimento Econômico e História da FEA-USP. Durante a pesquisa para meu doutoramento, da qual este trabalho depende substantivamente, contei com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, aos quais também agradeço.

ASSESSING THE NATIONAL STEEL-MAKING PROBLEM: THE DEMAND FOR STEEL PRODUCTS IN BRAZIL (1901-1940)

Resumo

Este artigo examina a demanda por produtos siderúrgicos no Brasil entre 1901 e 1940, levando em consideração a sua dimensão, a sua composição, a sua evolução no tempo, bem como a percepção dos contemporâneos sobre o assunto. Para tanto, o artigo faz uso de abrangente conjunto de fontes primárias, incluindo dados desagregados originais de comércio exterior. A partir dessas fontes, observamos que a dimensão potencial do mercado doméstico exibiu certa estabilidade ao longo das mais de três décadas durante as quais se desenrolou o debate siderúrgico, e que isso se refletiu nas estimativas contemporâneas do tamanho do mercado. Essa relativa estabilidade do tamanho do mercado foi acompanhada por um processo de diversificação da demanda por produtos siderúrgicos.

Palavras-chave:
Siderurgia; desenvolvimento setorial; demanda

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br