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DIVULGAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NA ARGENTINA: A ATUAÇÃO DOS THINK TANKS (1983-1999)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. As fontes primárias foram pesquisadas no arquivo “Hemeroteca Revistas” da Biblioteca del Congreso de la Nación, na cidade de Buenos Aires.

DISSEMINATION AND INTERNALIZATION OF NEOLIBERALISM IN ARGENTINA: THE ROLE OF THINK TANKS (1983-1999)

Resumo

Esse artigo visa debater as políticas de divulgação e internalização do neoliberalismo na Argentina durante as décadas de 1980 e 1990. A análise é construída a partir da atuação do think tank Instituto para el Desarrollo Empresarial de la Argentina (IDEA), buscando compreender a forma como esse elaborou estratégias para convencer a sociedade argentina, especialmente os empresários, de que a adoção do livre mercado era a solução para enfrentar a crise econômica e construir um país desenvolvido e rico. Nos anos 1990, com o governo de Menem, a Argentina vai adotar o receituário neoliberal, o qual obteve ampla aceitação social a partir de um trabalho sistemático de convencimento e internalização realizado por associações e think tanks como o IDEA.

Palavras-chave
Neoliberalismo; Argentina; Think tank; Direitas; IDEA

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