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INICIATIVAS LOCAIS E MOBILIZAÇÃO POR ESCOLAS PRIMÁRIAS EM SÃO PAULO, 1830-1889 * * Este artigo beneficiou-se de inúmeras conversas com Bruno Witzel, Gustavo Barros, Maria Lucia Lamounier, Pedro Funari, Pedro Garcia Duarte e William Summerhill, a quem agradeço nesta oportunidade. Agradeço também aos valiosos comentários e sugestões dos pareceristas da Revista de História.

LOCAL INITIATIVES AND MOBILIZATION FOR PRIMARY SCHOOLS IN SÃO PAULO, 1830-1889

Resumo

O artigo mostra como pais e moradores organizaram-se em diversas regiões da província de São Paulo e submeteram petições aos seus representantes locais e ao legislativo provincial requerendo a instalação de escolas, desde as primeiras décadas do Império. As câmaras municipais e, na década de 1880, os conselhos de instrução reforçaram a demanda local por ensino primário. Em meio a condições particularmente desfavoráveis, as evidências de mobilização por escolas públicas ganham um significado especial e levantam dúvidas sobre as perspectivas que, nos séculos XIX e XX, rejeitaram a viabilidade do autogoverno local devido à alegada incapacidade do “povo” de intervir na esfera pública de forma consequente.

Palavras-chave:
Educação primária; municípios; São Paulo; escola pública

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