Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista

The travel photographs of the Brazilian writer Mário de Andrade and their connection to the modernist visual language

Douglas Canjani Sobre o autor

Resumos

Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 - 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L'esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP.

Fotografia; viagem; modernismo


Mário de Andrade, one of the most important modernist Brazilian writers, developed an intense but short interest in photographing in the 1920's. His pictures taken while in travels in the north and northeast of Brazil (1927 - 1929) are outstanding examples of a modernist way of creating pictures, which are both documentary and experimental. He, who never left Brazil, was influenced by European vanguards, which he knew by art magazine reproductions. We analyze here some of these travels' pictures, which are housed at the archives of IEB-USP.

Photography; travels; modernism


  • 1
    1 ANDRADE, Mário de. Fantasias de um poeta (fotomontagens de Jorge de Lima) [1939]. In: ______. Será o Benedito! São Paulo: Educ, 1996. págs. 71-76.
  • ______ O homem que se achou (fotos de Jorge de Castro) [1940]. In: Será o Benedito! São Paulo: Educ, 1996. págs. 77-81.
  • 2 CARVALHO, Maria Cristina Wolff de; WOLFF, Sílvia Ferreira Santos. Arquitetura e fotografia no século XIX. In: FABBRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
  • 3 FERNANDES JÚNIOR, Rubens. A fotografia expandida 2002. 275 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universitária Católica de São Paulo, 2002.
  • 4 COSTA, Helouise; SILVA, Renato. A fotografia moderna no Brasil São Paulo: Cosac Naify, 2004.
  • 5 KOSSOY, Boris. Fotografia. In: ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983, 2 v.
  • 6 COSTA, Helouise. Pictorialismo e imprensa: o caso da revista O Cruzeiro (1928-1932). In: FABBRIS, Annateresa (org.), op. cit., 1991.
  • 7 HERKENHOFF, Paulo. Fotografia: o automático e o longo processo de modernidade. In: TOLIPAN et al. Sete ensaios sobre o modernismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
  • 8 Cf. SCHWARTZ, Jorge. O expressionismo pela crítica de Mário de Andrade, Máriategui e Borges. In: BELLUZZO, Ana Maria (org.). Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial da América Latina; Editora da Unesp, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    29 Abr 2013
  • Aceito
    30 Jul 2013
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br
Accessibility / Report Error