Acessibilidade / Reportar erro

Investimentos éticos no limiar da nova era

Editorial

INVESTIMENTOS ÉTICOS NO LIMIAR DA NOVA ERA

Isabel Amélia Costa Mendes1 1 Vice-Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem

No limiar do século XXI as organizações vivenciam turbulências caracterizadas como inéditas em sua história. Mais do que nunca as organizações têm sido consideradas sistemas vivos de seres humanos. Assim sendo, a integridade pessoal de cada constituinte deste sistema e seu modo de se relacionar no trabalho devem ter como foco o fator ser. Em outros termos, torna-se agora imprescindível o reconhecimento de quem é cada trabalhador e não apenas reconhecer o que ele faz.

Para reagir à demanda das instituições de saúde no novo século, a Enfermagem passa a exigir de seu capital humano a disponibilidade de atuação derivada não mais apenas das dimensões do corpo e da mente, mas também da dimensão do espírito. Trata-se de um novo conceito de ser na organização.

O ambiente de respeito, de solidariedade, de fé, de liberdade, de encontros humanos, de paz interindividual e coletiva, nutrido pelos valores de saber ouvir (sobretudo sentimentos) e de estimular a formulação de perguntas que instiguem o aumento da percepção e da consciência (muito mais do que a emissão de respostas prontas), enfim a flexibilidade no alcance de resultados são valores emergentes.

Na busca de unidade na diversidade, tais valores condicionam o comportamento ético e toda a sorte de valores construtivos para a nova era, como contraponto a valores destrutivos ainda presentes em nossas organizações.

Em síntese, o modo fazer e o modo ter ¾ hoje predominantes ¾ tornam a existência alienante, o que impõe a emergência do modo ser, de cujo estreito vínculo o ter e o fazer adquirem novo sentido.

Portanto, as expectativas giram em torno de ser, nas quais refletimos o nosso relacionamento conosco, com o nosso trabalho e com nossos clientes internos e externos.

  • 1
    Vice-Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jul 2005
    • Data do Fascículo
      Out 1999
    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
    E-mail: rlae@eerp.usp.br