Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Notas sobre Enfermagem: enfermeiras fazendo a diferença na saúde global

Regina Aparecida Garcia de Lima

Membro da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem, e Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, Brasil, e-mail: limare@eerp.usp.br

Celebramos, em 2010, o centenário da morte de Florence Nightingale (1820-1910) e, para comemorar esse fato histórico, a Organização das Nações Unidas propôs o “Ano Internacional da Enfermeira”, como iniciativa que visa “conferir crédito às vozes, valores e conhecimento dessas profissionais”, do passado e do presente, que têm demonstrado como ações individuais e coletivas podem tornar este “mundo mais saudável e digno”(1-2).

Importante instrumento de mobilização dos enfermeiros em todo o mundo, para o sucesso desse reconhecimento, foi a “Declaração Nightingale para um Mundo Saudável”, assinada por milhões de enfermeiras, educadores, profissionais e cuidadores da área de saúde, em todo o mundo, incluindo o Brasil. Tal movimento tem continuidade, pois a declaração será usada, também, como pedra angular de uma campanha global, de longo prazo, para “Mobilização da Opinião Pública para a Saúde das Nações”, necessária ao alcance da meta de um mundo saudável, até 2020, ano em que se comemorará o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale.

Florence Nightingale tem sido reverenciada há décadas por suas contribuições para o conhecimento, educação e práticas da Enfermagem, bem como para as reformas da atenção à saúde. Ela foi pioneira na aplicação da Epidemiologia e Estatística no campo do cuidado à saúde. No caso da Estatística, considerava-a essencial para entender os problemas sociais e procurou introduzir o estudo desse ramo do conhecimento para justificar suas conclusões no campo da saúde, por exemplo, utilizando a ilustração gráfica para apresentar os resultados de suas pesquisas”(3).

É inegável que suas contribuições para a saúde humana continuam relevantes e atuais. No livro Notes on Nursing (Notas sobre Enfermagem), publicado em 1859, o editor argumenta que “o que continua verdadeiro e atual é a essência do livro”, ou seja, os fundamentos de Florence sobre a necessidade de limpeza na água, no ar, nos ambientes, nas pessoas e nas roupas, de silêncio, iluminação e ordem no quarto dos enfermos e, também, sobre a enfermeira - “de inteligência, raciocínio, sensibilidade e decência, capacidade de demonstrar real interesse pelo paciente”. Como conclusão, faz menção ao fato de que tal conhecimento “nunca será considerado ultrapassado(4).

Notes on Nursing não é um manual de técnicas, mas, sim, uma obra que apresenta os fundamentos da enfermagem, fundamentos esses apoiados em reflexão permanente sobre cuidado e modos de conservar a saúde(4). Florence afirmava que o ser humano possui um poder vital, e conduzia a assistência de modo a potencializá-lo.

Segundo Florence, no verdadeiro abecê da educação de uma enfermeira, o “A” deve ser o conhecimento do que significa um ser humano doente, o “B” é saber como se comportar com uma pessoa doente e o “C” é saber que seu paciente é um ser humano enfermo, não um animal(4).

A elaboração, por Florence Nightingale, dos primeiros pressupostos teóricos que orientavam a profissão transforma a prática do enfermeiro, embasando-a em um “conceito teórico coerente, articulado e explícito”, demarcando, para a enfermagem, o início de um corpo específico de conhecimento que, por meio da pesquisa, cresce e se transforma(5).

A Revista Latino-Americana de Enfermagem cumpre seu papel de, continuamente, contribuir para a compreensão “do que é” o cuidado de enfermagem.

Referências

  • 1
    Nightingale Declaration [Internet]. Nightingale Initiative for Global Health. The Nightingale Initiative of Global Health (NIGH): Building A Worldwide Movement [cited 2010 May 28]; [about 2 screens]. Available from: http://www.nightingaledeclaration.net/
  • 2
    2010 International - Year of the Nurse [Internet]. The Honor Society of Nursing, Sigma Theta Tau International. Florence NightingaleÆs Relevance for today [cited 2010 May 28]; [About 2 screens]. Available from: http://www.2010iynurse.net/Florence_Nightingale.aspx
  • 3. Carraro TE. Os postulados de Nightingale e Semmelweis: poder/vital e prevençăo/contágio como estratégias para a evitabilidade das infecçőes. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2004; 12(4):650-7.
  • 4. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que năo é. Săo Paulo: Cortez; 1989.
  • 5. Angerami ELS, Mendes IAC. O saber, a saúde e a investigaçăo em enfermagem. Rev. Gaúcha. Enferm. 1989; 10(1):28-33.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br