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A pós-graduação no campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: considerações sobre procedimentos de avaliação

RESUMO

Este ensaio tem por objetivo apresentar algumas considerações acerca da formação para a pesquisa e docência, da produção intelectual e do panorama atual da pós-graduação Stricto sensu no campo da Alimentação e Nutrição a partir do recorte empírico correspondente aos cursos de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado, atualmente inseridos na Área de Avaliação Nutrição na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. São discutidos elementos dos processos de avaliação desses programas, abordando os já citados aspectos e discutindo os conceitos conferidos aos programas em questão na última avaliação. Em suma, observou-se que a pesquisa e a pós-graduação em Alimentação e Nutrição aumentaram sua expressão no contexto nacional, restando muitos desafios a serem superados, como sua presença no interior do país e na Região Norte, em especial. Quanto à avaliação dos Programas, entende-se que permanece a necessidade de construção de critérios e procedimentos que atendam à principal característica identitária do campo científico da Alimentação e Nutrição: sua multiplicidade disciplinar.

Palavras-chave
Alimentação; Ciências da Nutrição; Pesquisa; Pesquisadores; Domínios científicos

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