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Abordagem sobre determinantes de escolha alimentar: um estudo nos restaurantes de um mercado público do Nordeste do Brasil

RESUMO

Objetivo

Identificar os principais determinantes do consumo alimentar entre adultos usuários de um mercado público de uma capital do nordeste brasileiro.

Métodos

Foram entrevistados, por intermédio de questionários pré-testados, nos meses de agosto de 2018 até janeiro de 2019, uma amostra de 198 comensais de um mercado público, constituída por 149 indivíduos do sexo masculino e 49 do sexo feminino maiores de 19 anos. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas como sexo, idade, local de origem, escolaridade e renda, além dos determinantes das escolhas alimentares. A análise foi feita utilizando o teste de Wilcoxon (não paramétrico), que comparou as médias das dimensões envolvidas nessas escolhas conforme sexo e renda.

Resultados

Apelo sensorial, preço e saúde foram os principais determinantes das escolhas alimentares. Quando comparados por sexo e renda, houve diferenças significativas quanto aos atributos analisados.

Conclusão

Os fatores que influenciaram a escolha alimentar foram: apelo sensorial, preço e saúde. Já as questões éticas foram as que menos interferiram na escolha alimentar. Desse modo, tais aspectos devem ser levados em consideração para o desenvolvimento de políticas públicas na área de alimentação coletiva e educação ambiental.

Palavras-chave
Alimentação coletiva; Alimentação; Comportamento alimentar

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