Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do teor de Cromo e Manganês em suplementos esportivos por meio de espectrometria de absorção atômica em forno de grafite

RESUMO

Objetivo

Neste trabalho, foram estudados diferentes tipos de suplementos esportivos contendo proteína de soro de leite, conhecidos como: whey protein, hipercalóricos e barras de proteína.

Métodos

Um procedimento de preparo de amostras foi estudado com o emprego de digestão úmida assistida por micro-ondas, a fim de determinar os teores de cromo e manganês por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite.

Resultados

Os métodos adotados apresentaram boa exatidão (recuperações na faixa de 90 a 109%) e precisão (Desvio padrão relativo <8%). Embora tenha sido obtida uma capacidade de detecção adequada de 50ng g-1 para o manganês e de 65ng g-1 para o cromo, o método de preparo da amostra também se revelou adequado para a utilização em análises por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado. O método foi aplicado a 26 amostras comerciais, cujas concentrações de cromo variaram entre 0,22 e 1,0μg g-1, e de manganês entre 2,0 e 37μg g-1.

Conclusão

Os resultados obtidos por absorção atômica, para ambos os analitos, mostraram-se de acordo com aqueles obtidos por espectrometria de massas. Além disso, algumas amostras apresentaram concentrações de cromo acima da recomendação de consumo diário e, como resultado, a técnica de difração de raios-X em pó foi utilizada como ferramenta analítica para avaliar o estado de oxidação do cromo em tais amostras.

Palavras-chave
Absorção atômica; Cromo; Manganês; Micronutrientes; Suplemento; Difração de raios X

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br