Acessibilidade / Reportar erro

Stipular buds in a natural population of Danaea nodosa (Marattiaceae) in gallery forest from Brazilian Savanna1 1 Research conducted as part of Master's Degree of the author at the Post-graduation Program in Plant Biology, Federal University of Mato Grosso do Sul, UFMS.

Resumo

A ocorrência de brotos estipulares em Marattiaceae tem sido observada por diferentes autores, geralmente sob condições de cultivo. Neste estudo, é descrito o desenvolvimento de brotos estipulares em uma população de Danaea nodosa localizada em uma Mata de Galeria no Cerrado brasileiro. De junho de 2006 a julho de 2007, 40 indivíduos foram monitorados e 13 destes apresentaram brotos estipulares. A formação dos brotos estipulares foi observada em agosto e setembro de 2006, período correspondente ao final da estação seca. Em dois destes indivíduos, os brotos estipulares evoluíram para esporófitos jovens. Uma visita adicional realizada em abril de 2008 revelou que estas plântulas continuaram a produzir novas frondes. Este estudo fornece uma importante informação sobre a estratégia de propagação vegetativa da espécie em condições naturais, o que pode orientar novas pesquisas com propósitos conservacionistas para samambaias nativas.

Palavras-chave:
brotos adventícios; propagação clonal; samambaias; gemas vegetativas

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br