Acessibilidade / Reportar erro

Ensaio clínico randomizado duplo cego de percepção da dor durante tratamento ortodôntico

Resumo

Introdução

A movimentação ortodôntica pode causar sintomatologia dolorosa, principalmente nas fases iniciais do tratamento.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho da goma de mascar e do ibuprofeno no controle da dor durante o período inicial do tratamento ortodôntico.

Material e método

Foi desenvolvido um ensaio clínico randomizado cego, com razão de alocação de 1:1, com pacientes com idade ≥18 anos. O tamanho da amostra foi estabelecido considerando um nível de significância de 5% e poder do teste de 80%, resultando em um mínimo de 30 voluntários por grupo (n=90). Os participantes foram pareados quanto ao sexo, idade, gravidade da má oclusão, definida pelo Componente de Saúde Bucal (DHC) do Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (IOTN), e apinhamento, determinado pelo índice de irregularidade de Little. A amostra foi distribuída aleatoriamente em três grupos: Grupo I (controle) placebo; Goma de mascar Grupo II; e Grupo III Ibuprofeno. A percepção da dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica (EVA) nas primeiras 24, 36 e 48 horas após a ativação do aparelho ortodôntico. Os dados foram analisados ​​por modelos lineares generalizados para medidas repetidas no tempo.

Resultado

Não foi observada diferença estatisticamente significativa (p>0.05) entre os grupos para os métodos de terapia da dor avaliados em 24, 36 e 48 horas pós-ativação. Conclusão: Não houve diferença entre o método utilizado para controle da dor durante o tratamento ortodôntico.

Descritores:
Dor; aparelos ortodônticos fixos; analgésicos; RCT

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br