Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos comportamentais e clínicos associados ao provável bruxismo do sono na primeira infância

Resumo

Introdução

Embora muitos estudos estejam sendo realizados com o bruxismo do sono, a literatura aponta uma carência de estudos com qualidade metodológica em crianças.

Objetivo

Avaliar os aspectos comportamentais e clínicos associados ao provável bruxismo do sono na primeira infância.

Material e método

Estudo observacional transversal realizado com 371 crianças entre 4 e 6 anos de idade. Os pais responderam a um questionário com aspectos relacionados ao comportamento do sono de seus filhos. Entre as características clínicas, foram avaliados a presença de selamento labial, estalidos, marcas dos dentes na mucosa julgal e na lateral da língua. O desgaste dentário foi avaliado por meio dos critérios do índice de BEWE. Foram ajustados modelos de regressão logística simples, para cada variável independente, estimando-se os odds ratios brutos com os respectivos intervalos de 95% de confiança. As variáveis com P< 0.20 nas análises individuais foram ajustadas em um modelo de regressão logística múltipla, permanecendo no modelo aquelas com P ≤ 0.05.

Resultado

42.4% dos pais relataram que seus filhos rangiam os dentes enquanto dormiam. Crianças que apresentaram desgastes nos dentes, tinham 1.53 vezes mais chances de ranger os dentes. Não houve associação significativa com as demais variáveis ​​analisadas (P> 0.05).

Conclusão

Aspectos comportamentais não apresentaram associação com o provável bruxismo do sono. Entre as características clínicas avaliadas, o desgaste dentário apresentou associação, podendo ser um indicador para o provável bruxismo do sono na primeira infância.

Descritores:
Bruxismo do sono; crianças; desgaste dentário

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br