Acessibilidade / Reportar erro

Insucesso na instalação de implantes dentários em áreas de displasia cemento-óssea: análise crítica de um caso clínico

Introdução:

Implantes dentários têm sido rotineiramente utilizados como excelente alternativa para a reabilitação oral. Pacientes com doenças ósseas displásicas representam um desafio especial para a reabilitação oral com implantes dentários. No entanto, a instalação de implantes em pacientes com displasia cemento-óssea (DCO) tem sido relatada com aparente sucesso.

Objetivo:

Neste artigo, apresentamos um caso de um paciente com DCO florida em que um implante dentário fora instalado em paciente com lesões da variante florida da displasia cemento-óssea, seguido de insucesso seis meses após a cirurgia. Diante dos achados clínicopatológicos, foi realizada uma análise da pertinência da indicação da instalação do implante dentário em área acometida pela lesão, considerando a natureza displásica da doença, sua patogenia e comportamento biológico.

Conclusão:

O presente caso é ilustrativo em caracterizar a impertinência da indicação dos procedimentos de implantes dentários em pacientes portadores da DCO, considerando imperativo fornecer informações ao paciente a propósito dos riscos em manipular tecido ósseo portador destas lesões.

Implantes dentários; osseointegração; doenças do desenvolvimento ósseo


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br