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Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial

    Fernandes, Fernanda Dreux M.
  • Editorial

    Mendes, Vera Lúcia Ferreira
  • Políticas públicas e voz do professor: caracterização das leis brasileiras Artigos Originais

    Ferreira, Léslie Piccolotto; Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Masson, Maria Lúcia Vaz; Reinaldi, Micheline Baldini de Figueiredo Maciel

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar as leis sobre saúde vocal publicadas em todo território nacional até o ano de 2006. MÉTODOS: Foram feitas buscas da documentação em sites oficiais, assim como um questionário elaborado pelas autoras foi divulgado no meio fonoaudiológico, por correio eletrônico, para captar o maior número de leis possível. Obtiveram-se 22 documentos que foram analisados quanto ao raio de abrangência, ações propostas, natureza dessas ações, público-alvo, secretarias envolvidas, iniciativa e promulgação das leis. Tais dados foram analisados de maneira absoluta (numérica) e relativa (percentualmente). RESULTADOS: Os documentos são, em sua maioria, leis de abrangência estadual, mais numerosas na região sudeste, propostas pelo poder legislativo, cuja viabilização compete a uma parceria entre secretarias de saúde e educação estaduais. As ações propostas, de modo geral, preconizam a implementação de assistência preventiva por meio de cursos teórico-práticos (90,91%), com periodicidade anual, ministrados por fonoaudiólogos, com a ressalva de que será oferecido, ao professor com distúrbio vocal, acesso ao tratamento fonoaudiológico e/ou médico (77,27%). Em apenas três documentos (13,64%) avança-se para além de cursos, com propostas de ações de promoção à reabilitação, inclusive com menção ao ambiente de trabalho. Dois deles (9,09%) consideram os direitos do professor trabalhador. CONCLUSÃO: Levando-se em conta o grande número de casas legislativas no Brasil, poucas são as leis propostas a favor da saúde do professor, especialmente em relação à voz. Além disso, para que sejam aplicadas e transformadas em programas de saúde vocal, tais iniciativas devem partir de competência constitucional própria, a fim de garantir os recursos financeiros necessários para a sua viabilização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize legislation related to vocal health published in National Territory until the year of 2006. METHODS: A documentation search was carried out in official websites. In addition, a questionnaire developed by the authors was distributed by e-mail to Speech Therapists so that the greatest possible number of laws was gathered. The 22 documents obtained were analyzed considering their area-inclusion radius, proposed actions and their natures, target population, public offices involved, initiative and law promulgation. An absolute (numerical) and a relative (percentage) analysis were carried out. RESULTS: The documents found are mainly state laws, mostly from the Southeast region, proposed by the Legislative branch. Their feasibility lies within partnerships of State health and education offices. In general, the proposals proclaim the implementation of preventive assistance models through annual theoretical and practical classes (90.91%) ministered by Speech Therapists, with exception of those teachers with vocal disorders, who will have access to speech therapy and/or medical treatment (77.27%). Only three documents (13.64%) go beyond the classes mentioned above, with the proposal of actions that span from health promotion to rehabilitation, including references to work environments. Two of them (9.09%) consider the rights of the working teachers. CONCLUSION: Given the great number of legislative houses in Brazil, there are few laws that aim towards teachers' health, especially regarding their voice. Moreover, to make sure that these laws are applied and implemented as vocal health programs, these initiatives should be proposed by the National Constitution, so that the necessary resources for their viability are guaranteed.
  • Estudo da constância de medidas acústicas de vogais prolongadas e consecutivas em mulheres sem queixa de voz e em mulheres com disfonia Artigos Originais

    Gama, Ana Cristina Côrtes; Behlau, Mara Suzana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a constância de medidas acústicas da frequência fundamental, jitter em porcentagem, quociente de perturbação de frequência (QPF), shimmer em dB, shimmer em porcentagem, quociente de perturbação de amplitude (QPA) e proporção harmônico-ruído (PHR), extraídas de emissões sustentadas e consecutivas de uma mesma vogal, em mulheres sem queixa vocal e em mulheres com disfonia. MÉTODOS: Foram analisados os parâmetros acústicos selecionados em três grupos: 20 mulheres sem queixa vocal, 20 com disfonia e nódulo vocal e dez com disfonia e edema de Reinke, utilizando o programa Multi-Speech Model 3700 da Kay Elemetrics®; utilizou-se a vogal sustentada "é", emitida 15 vezes consecutivas. RESULTADOS: Os valores de frequência fundamental apresentaram variações estatisticamente significantes até a 6ª emissão nos grupos sem queixa vocal e com disfonia e nódulo vocal. Os valores de jitter, QPF, shimmer em dB, shimmer em porcentagem, QPA e PHR não apresentaram diferenças estatisticamente significantes nos três grupos estudados, nas consecutivas emissões. CONCLUSÕES: As medidas dos sinais acústicos, em diferentes emissões consecutivas de uma mesma vogal sustentada são constantes, à exceção da frequência fundamental que pode se deslocar para o agudo nas primeiras emissões de indivíduos sem lesões laríngeas e queixas vocais e com disfonia e nódulos de pregas vocais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To evaluate the constancy of the acoustic measures fundamental frequency, percentage jitter, frequency perturbation quotient (FPQ), shimmer (dB), percentage shimmer, amplitude perturbation quotient (APQ), and harmonic-to-noise ratio (HNR), obtained from consecutive phonations of a sustained vowel, in women without vocal complaint and women with dysphonia. METHODS: The selected acoustic parameters were assessed in three different groups: 20 women without vocal complaint, 20 women with dysphonia and vocal nodules, and ten women with dysphonia and Reinke's edema. The acoustic analysis was carried out using the Multi-Speech Model 3700 computer program, from Kay Elemetrics®. Recordings were made of a sustained /ε/ vowel, produced 15 consecutive times. RESULTS: The values of fundamental frequency showed statistically significant variability up to the 6th token for the group without vocal complaint and for the group with dysphonia and vocal nodules. Values of jitter, FPQ, shimmer (dB), percentage shimmer, APQ and HNR didn't show significant differences in any of the groups. CONCLUSIONS: Acoustic measures of different consecutive phonations of the same sustained vowel are constant, except for fundamental frequency, which can increase during the first phonations of individuals without vocal complaint and subjects with dysphonia and vocal nodules.
  • Modificações vocais acústicas produzidas pela fonação reversa Artigos Originais

    Finger, Leila Susana; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever as modificações vocais acústicas e as sensações ocorridas após a técnica vocal de fonação reversa em mulheres adultas jovens, sem queixas vocais e com laringe normal. MÉTODOS: Trinta e duas mulheres adultas jovens submeteram-se à avaliação otorrinolaringológica e triagem fonoaudiológica para descartar possíveis alterações que pudessem interferir nos resultados da pesquisa; tiveram amostras vocais coletadas antes e após realizarem três séries de 15 repetições de fonação reversa, em tempo máximo de fonação com tom e intensidade habituais, e 30 segundos de repouso passivo entre cada série. Após, responderam a um questionário referente às sensações percebidas. A análise vocal acústica foi realizada através do software Praat (versão 4.6.10) e os dados analisados por meio da estatística descritiva e pelo teste de Wilcoxon, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Aumento estatisticamente significativo da frequência fundamental e da frequência máxima; diminuição da frequência mínima; aumento das medidas de Jitter, exceto da medida de Jitter local-absoluto que diminuiu; diminuição das medidas de Shimmer, relação ruído/harmônico (NHR) e relação harmônico/ruído (HNR); e predomínio das sensações positivas. CONCLUSÃO: A fonação reversa pareceu promover efeito positivo sobre a vibração da mucosa das pregas vocais e sobre o seu alongamento. Sugere efeito sobre a musculatura, favorecendo mudanças de frequência fundamental; e sobre sua homogeneização e modificação da camada de muco. Além disso, promoveu melhora global do sinal vocal e das sensações durante sua produção.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the acoustic vocal modifications and the sensations occurred after the reverse phonation technique in young adult women without vocal complaints and with normal larynx. METHODS: Thirty-two young adult women were submitted to otorhinolaryngologic and speech-language pathology screening to discard possible alterations that could interfere with the results of the research; had vocal samples collected before and after carrying out three series of 15 repetitions of reverse phonation, in maximum time of phonation with the habitual tone and intensity, and 30 seconds of passive rest between series. After that, they answered a questionnaire regarding their sensations. Vocal acoustic analysis was carried out using the software Praat (version 4.6.10), and the data were analyzed using descriptive statistics and the Wilcoxon test, with a 5% level of significance. RESULTS: Statistically significant increase of the fundamental frequency and the maximum frequency; decrease of the minimum frequency; increase of the measures of Jitter, except for the local-absolute Jitter, which diminished; decrease of Shimmer, noise-to-harmonic ratio, and harmonic-to-noise ratio measures; and predominance of positive sensations. CONCLUSION: Reverse phonation promoted a positive effect over the vibration of the mucosa of the vocal folds and over their stretching. This result suggests an effect over the vocal muscles, favoring changes of fundamental frequency; and over the homogenization and modification of mucus layer. Moreover, it promoted a global improvement of the vocal signal and of the sensations during its production.
  • Evolução das manifestações pré-linguísticas em crianças normais no primeiro ano de vida Artigos Originais

    Pedroso, Fleming Salvador; Rotta, Newra Tellechea; Danesi, Marlene Canarim; Avila, Lia Nunes de; Savio, Carla Baggio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: A presente pesquisa teve como objetivo determinar a frequência e a ocorrência de elementos pré-linguísticos em crianças normais durante o primeiro ano de vida. MÉTODOS: A amostra constituiu-se de 33 crianças nascidas a termo e normais, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, selecionadas aleatoriamente para um estudo de coorte. As informações, de acordo com as variáveis sorriso social, sons inarticulados, balbucio monossilábico, balbucio polissilábico, primeiras palavras/palavras-frase, jargão e frases, foram obtidas através do inquérito (informações dos pais), da observação espontânea do examinador e de estímulos facilitadores. RESULTADOS: A partir dos resultados obtidos, é possível estabelecer um padrão de desenvolvimento normal das manifestações pré-linguísticas. CONCLUSÕES: Os resultados indicaram a necessidade de revisar dados de avaliação de linguagem já estabelecidos por pesquisas realizadas no passado e as avaliações em uso atualmente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim of this study was to determine the frequency and occurrence of pre-linguistic elements in normally developing infants during their first year of life. METHODS: The sample comprised 33 full-term normal children, born at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, randomly selected for a cohort study. The information regarding the variables social smile, inarticulate sounds, monosyllabic babbling, polysyllabic babbling, first words, jargon and sentences, were obtained through an inquiry (parental information), spontaneous observation by the examiner, and facilitating stimuli. RESULTS: These results set a pattern of normal development of pre-linguistic manifestations. CONCLUSIONS: The results showed the need to review language assessment data already established by previous studies and evaluations currently applied.
  • Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva - versão revisada (PODCLE-r): proposta de complementação Artigos Originais

    Flabiano, Fabiola Custódio; Bühler, Karina Elena Bernardis; Limongi, Suelly Cecilia Olivan; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Proposição de complementação do Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE), a partir da inclusão de dois quadros que permitem a análise da diversidade das realizações e produções apresentadas pela criança e um quadro com a síntese das produções relacionadas à linguagem expressiva, organizadas em conjuntos. MÉTODOS: Para a formalização de tal complementação, foram selecionados os indicadores mais significativos em relação ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, para os quais havia possibilidade de respostas diversificadas. Foi então desenvolvida uma escala de valores e pesos, de acordo com a complexidade das realizações e produções observadas em crianças. O Protocolo, em sua versão revisada, foi aplicado em diferentes populações para verificação de sua viabilidade e levantamento de possíveis dúvidas ou dificuldades durante sua aplicação ou análise dos dados. Juízes foram utilizados tanto para a seleção dos indicadores de desenvolvimento, quanto para a análise dos dados. RESULTADOS: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva - versão revisada (PODCLE-r) é composto por sete quadros, contendo os indicadores de desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva durante o período sensório-motor e início do pré-operatório, que permitem a realização de duas formas de análise: macro e micro. CONCLUSÃO: O PODCLE-r permite ao examinador aprofundar seu olhar quanto ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva da criança, considerando não apenas a presença ou ausência de determinado indicador, mas também a qualidade e diversidade de suas realizações e produções.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Proposition of complementation for the Protocol for Expressive Language and Cognitive Development Observation (PELCDO) by the inclusion of two tables that allow the analysis of child's productions and behaviors diversity, and one table with the synthesis of productions concerning expressive language, arranged in groups. METHODS: For the systematization of such complementation, the most important indicators of expressive language and cognitive development that allow diversified answers were selected. Thus, based on the complexity of the behaviors and productions observed in young children, a scale of values and statistical weights was developed. The Protocol, in its revised version, was administered in different populations aiming to verify its applicability and to raise possible doubts or difficulties that may be noticed during its administration or data analysis. Judges were used for both selection of the indicators of expressive language and cognitive development and data analysis. RESULTS: The Protocol for Expressive Language and Cognition Development Observation - revised version (PELCDO-r) is composed by seven tables, comprising the indicators of expressive language and cognitive development during sensorimotor and beginning of pre-operational periods, and it allows two forms of analysis: macro and micro. CONCLUSION: The PELCDO-r permits the enhancement of child development observation concerning expressive language and cognition, considering not only the presence or absence of some indicator of development, but also the diversity and quality of child's behaviors and productions.
  • Análise dos processos fonológicos em crianças com desenvolvimento fonológico normal Artigos Originais

    Ferrante, Carla; Borsel, John Van; Pereira, Mônica Medeiros de Britto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar o uso dos processos fonológicos em uma população de crianças com desenvolvimento fonológico normal. MÉTODOS: Fizeram parte da pesquisa 240 crianças, de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos. Foram realizadas análises relativas aos processos fonológicos e os dados foram comparados em relação à faixa etária e sexo. RESULTADOS: A análise dos resultados permitiu concluir que aos três, quatro e cinco anos os processos de redução de encontro consonantal, lateralização e apagamento de consoante final foram os mais utilizados. A metátese foi o segundo processo mais utilizado na faixa etária de seis anos, aparecendo em terceiro lugar na faixa etária de sete anos. Em relação ao número de processos fonológicos utilizados por faixa etária, aos três anos de idade as crianças utilizaram um mínimo de dois processos e a partir da faixa etária de quatro anos o número mínimo de processos fonológicos utilizados foi zero e o número máximo diminuiu gradativamente de acordo com o aumento da faixa etária, assim como a média. Em relação à variável sexo, não foi observada nenhuma diferença estatisticamente significante em nenhuma das análises realizadas nesta pesquisa. CONCLUSÕES: Os dados encontrados nesta pesquisa evidenciam a dificuldade encontrada pelas crianças na produção das líquidas e nas estruturas silábicas mais complexas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim of this study was to verify the use of phonological processes in a group of children with normal phonological development. METHODS: The participants were 240 children of both genders, aged between three and eight years. Analyses regarding phonological processes were carried out, and the data were compared considering age and gender. RESULTS: The results allowed the conclusion that at the ages of three, four and five years the most frequently used processes were cluster reduction, lateralization, and final consonant deletion. Metathesis was the second most frequently used process at the age of six, and the third at the age of seven. Concerning the number of phonological processes used at each age range, three-year-old children used at least two processes, and from the age of four onward the minimum number of processes dropped to zero, while the maximum number and the mean number of processes gradually decreased with increasing age. Regarding gender, not a single significant difference was found for any of the analyses performed in the current study. CONCLUSIONS: The data obtained in this study evidenced the difficulties found by normally developing children in the production of liquid phonemes and complex syllabic structures.
  • Alterações no vocabulário expressivo de crianças com desvio fonológico Artigos Originais

    Mota, Helena Bolli; Kaminski, Tassiana Isabel; Nepomuceno, Mirele Rezendes Flôres; Athayde, Márcia de Lima

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar os processos de substituição mais frequentes e os campos conceituais mais alterados em uma prova de vocabulário expressivo de crianças com desvio fonológico, relacionando-os com a gravidade do desvio fonológico destas crianças. MÉTODOS: A amostra foi composta por 44 sujeitos com desvio fonológico, com idades entre três anos e cinco meses e oito anos e seis meses. Neste estudo, foram utilizados dados extraídos de bancos de dados de projetos de pesquisa em andamento no Centro de Estudos de Linguagem e Fala da Universidade Federal de Santa Maria. A amostra foi dividida em quatro grupos (grave, moderado-grave, leve-moderado e leve), de acordo com a gravidade do desvio fonológico, determinada através do cálculo do Percentual de Consoantes Corretas. Foi aplicado o teste de linguagem infantil ABFW - Vocabulário. Após, realizou-se análise de correlação entre os processos de substituição e os campos conceituais com a gravidade do desvio fonológico. RESULTADOS: O processo de substituição "co-hipônimo" é o mais utilizado pelas crianças, independente do grau de gravidade. Observou-se também que crianças pertencentes ao grau médio-moderado realizam maior quantidade relevante de processos de substituição. No campo conceitual "locais" encontrou-se maior número de crianças com alteração, sendo que o grau médio-moderado foi o que mais apresentou campos conceituais alterados. CONCLUSÕES: O grau médio-moderado é o que mais apresenta dificuldade em prova de vocabulário expressivo, o processo de substituição mais realizado é o uso de co-hipônimo e o campo conceitual "locais" é o que mais apresenta alteração pelas crianças de um modo geral.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the most frequent substitution processes and the most altered semantic fields presented by children with phonological disorders on an expressive vocabulary test, establishing a possible correlation of these deficits with the severity of their phonological disorders. METHODS: The sample comprised 44 subjects with phonological disorders, with ages ranging from three years and five months to eight years and six months. Data were obtained from databases of ongoing research projects from the Language and Speech Studies Center of the Federal University of Santa Maria. The sample was divided into four groups (severe, moderate-severe, mild-moderate, and mild), according to the severity of the phonological disorder, as determined by the Percentage of Correct Consonants. The Expressive Vocabulary subtest of the Language Test for Young Children ABFW was applied. Subsequently, correlational analyses between substitution processes and semantic fields with severity degree were carried out. RESULTS: The co-hyponym substitution process was the most used, regardless of severity degree. It was also observed that children with mild-moderate phonological disorders presented significantly more substitution processes. A greater number of disordered children had poor performances on the semantic field "places", and children with mild-moderate phonological disorders also presented poor performances in more semantic fields. CONCLUSIONS: Children with mild-moderate phonological disorders presented more difficulties on the expressive vocabulary test; the most frequently used substitution process was co-hyponym, and the semantic field "places" was generally more difficult for the subjects.
  • Competência ortográfica e metafonológica: influências e correlações na leitura e escrita de escolares da 4ª série Artigos Originais

    Paolucci, Juliana Faleiros; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar o desempenho de escolares da 4ª série em tarefas de leitura e escrita e de consciência fonológica. MÉTODOS: Trinta e dois escolares de 4ª série (50,0% meninas), entre nove e 11 anos, foram avaliados segundo os procedimentos: anamnese, avaliação da leitura, escrita (54 itens linguísticos) e consciência fonológica. Foram divididos em: GPI: escreveram e, após, leram em voz alta; GPII: leram em voz alta e, após, escreveram; GCI: apenas escreveram; GCII: apenas leram. RESULTADOS: Na escrita, GPII apresentou as maiores médias de acerto, sendo que GPI, GPII e GCI apresentaram melhor desempenho para as palavras frequentes, seguido das pseudopalavras e das de baixa frequência. Na leitura, os desempenhos dos GPI, GPII e GCII foram semelhantes, sendo que GPI e GPII apresentaram mais acertos para as pseudopalavras, seguido das de alta frequência. A correlação entre consciência fonológica e escrita mostrou-se moderada e entre consciência fonológica e leitura e entre escrita e leitura foi bem fraca. CONCLUSÕES: A consciência fonológica mostrou moderada correlação com a escrita e baixa com a leitura; a característica psicolinguística baixa familiaridade determinou as maiores médias de erro, tanto na leitura quanto na escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To study the performance of 4th grade students on reading, writing and phonological awareness tasks. METHODS: Thirty-two 4th grade children (50% of each gender), with ages between nine and 11 years, were evaluated according to the following procedure: anamnesis, reading and writing task (54 linguistic tokens), and phonological awareness task. The students were divided into two research groups and two comparison groups: GPI: carried out the writing task first, and then the reading task; GPII: completed the reading, followed by the writing task; GCI: completed only the writing items; GCII: completed only the reading items. RESULTS: In the writing task, GPII showed the highest rates of correct answers, and GPI, GPII and GCI had better performances in writing high frequency words, followed by pseudowords and low frequency words. The reading evaluation showed that the performances of GPI, GPII and GCII were similar, and GPI and GPII had more correct answers for pseudowords, followed by high frequency words. The correlation between phonological awareness and writing was moderate, while correlations between phonological awareness and reading, and writing and reading were very weak. CONCLUSION: Phonological awareness was moderately correlated to the performance on the writing task, and weakly correlated to the performance on the reading task. The psycholinguistic feature low familiarity determined the highest error averages, both in reading and writing tasks.
  • Desempenho de escolares de 1ª a 4ª série do ensino fundamental nas provas de habilidades metafonológicas e de leitura - PROHMELE Artigos Originais

    Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Elaborar uma bateria de provas que se propõe a avaliar o processamento de habilidades necessárias para a aquisição do sistema de escrita alfabético do Português do Brasil, e caracterizar e comparar o desempenho dos escolares de 1ª a 4ª série do ensino fundamental nas provas desta bateria. MÉTODOS: Foram elaboradas provas específicas para este fim, seguindo os princípios fonológicos da língua portuguesa do Brasil. Foram avaliados 120 escolares de 1ª a 4ª séries, sendo 30 de cada série escolar divididos em quatro grupos, respectivamente GI, GII, GIII e GIV. As provas elaboradas e aplicadas foram: prova de habilidades metafonológicas (identificação e manipulação de sílabas e fonemas, além de repetição de não-palavras); prova de leitura (leitura de palavras reais e de pseudopalavras). RESULTADOS: Houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos nas habilidades metafonológicas com as médias diminuindo da 1ª à 4ª série sucessivamente. Também houve diferenças quanto ao tempo de leitura de palavras reais e de pseudopalavras, com as médias diminuindo da 1ª à 3ª série, mantendo-se igual ou próximo entre esta e a 4ª série. CONCLUSÃO: Os desempenhos foram se tornando superiores da 1ª à 4ª série, sendo que os escolares obtiveram desempenhos superiores nas provas de identificação em relação às provas de manipulação, assim como os desempenhos nas provas silábicas foram superiores aos das provas fonêmicas. Há uma prevalência da rota fonológica nas séries iniciais (1ª e 2ª) com as outras séries, especialmente a 4ª, usando mais a rota lexical.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To elaborate specific tests to evaluate the processing of abilities necessary to the acquisition of the alphabetic writing system of Brazilian Portuguese, and to characterize and compare the performance of elementary school students from 1st to 4th grades on the proposed test. METHODS: Specific tests were elaborated following the phonological principles of Brazilian Portuguese. One hundred and twenty students from 1st to 4th grade of a public elementary school were divided into four groups of 30 subjects: GI, GII, GIII and GIV. The tests were: tests of metalinguistic abilities (syllable and phoneme identification and manipulation, and nonwords repetition); reading tests (reading of real words and pseudowords). RESULTS: There were statistically significant differences among the groups for metalinguistic abilities, with averages decreasing successively from 1st to 4th grade. Differences were also found for time of real words and of pseudowords reading, with averages decreasing from 1st to 3rd grade, and remaining equal or close between 3rd and 4th grades. CONCLUSION: The performances were gradually increasing from 1st to 4th grade, and the students obtained superior performances on the identification tasks, when compared to manipulation tasks, as well as the performances on the syllabic tasks were superior to the phonemic tasks. There was a prevalence of the phonological route in the initial grades (1st and 2nd), while 4th graders preferred the lexical route.
  • Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem Artigos Originais

    Engelmann, Lucilene; Ferreira, Maria Inês Dornelles da Costa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Esclarecer a relação entre dificuldades de aprendizagem e o transtorno do processamento auditivo em uma turma de segunda série. MÉTODOS: Através da aplicação de testes de leitura os alunos foram classificados quanto à fluência em leitura, sendo um com maior fluência (grupo A) e outro com menor fluência (grupo B). Os testes de processamento auditivo foram comparados entre os grupos. RESULTADOS: Todos os participantes apresentaram dificuldades de aprendizagem e transtorno do processamento auditivo em quase todos os subperfis primários. Verificou-se que a variável memória sequencial verbal do grupo de menor fluência em leitura (grupo B) foi significantemente melhor (p=0,030). CONCLUSÃO: Questiona-se o diagnóstico de transtorno primário do processamento auditivo e salienta-se a importância da memória sequencial verbal no aprendizado da leitura e escrita. Em face do que foi observado, mais pesquisas deverão ser realizadas objetivando o estudo dessa variável e sua relação com o processamento auditivo temporal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To clarify the relationship between learning difficulties and auditory processing disorder in second grade students. METHODS: Based on the application of reading tests, the students of a second grade class of an elementary school were classified into two groups, according to their reading fluency: a group with better fluency (group A) and another with less fluency (group B). A between-group analysis of the auditory processing tests was carried out. RESULTS: All participants presented learning difficulties and auditory processing disorder in almost every primary subprofiles. It was observed that the verbal sequential memory abilities of the less fluent group (group B) was significantly better (p=0,030). CONCLUSION: The diagnosis of primary auditory processing disorder is questioned, and it is emphasized the importance of stimulating verbal sequential memory to the learning of reading and writing abilities. In light of the results obtained, further researches are needed in order to study this variable and its relationship to temporal auditory processing.
  • Conhecimento auditivo da população usuária do Sistema Único de Saúde Artigos Originais

    Santana, Claudiane José; Scopinho, Patrícia Andrade Bernardino; Ferreira, Raquel Santos; Simões, Taiana de Castro; Santos, Juliana Nunes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar a percepção, hábitos e conhecimentos auditivos da população usuária do Sistema Único de Saúde das cidades do Vale do Aço. MÉTODOS: Participaram deste estudo, 255 indivíduos distribuídos por Unidades Básicas de Saúde, na faixa etária de 20 a 60 anos. Foram aplicados questionários com 14 perguntas sobre percepção, hábitos e conhecimentos auditivos. RESULTADOS: Em relação às questões de percepção auditiva, foram obtidos os seguintes resultados: 74,9% escutam bem; 63,1% têm dificuldade em acompanhar conversa; dor de ouvido (54,5%); zumbido (46,7%); plenitude auricular (41,2%). Com relação a hábitos dos entrevistados, constatou-se: utilizar objetos para limpar o ouvido (80,4%); ouvir som alto (31,4%); usar fones de ouvido (7,1%), julgar prejudicial ouvir som alto (84,7%); considerar saudável o uso do cotonete (71%); acreditar na cura da surdez (66,9%). Encontrou-se relação estatisticamente significativa entre percepção auditiva de não ouvir bem e dificuldade em acompanhar conversa (p<0,001); presença de zumbido (p<0,001) e sensação de plenitude auricular (p<0,001). Dos que referiram não escutar bem, 83,8% nunca foram submetidos a exame auditivo nem receberam orientação alguma de profissionais da saúde sobre a audição (p<0,001). CONCLUSÕES: Houve grande prevalência de hábitos auditivos prejudiciais, a percepção auditiva dos usuários foi considerável e a população apresentou pouco conhecimento acerca da audição, o que leva a questionar a efetividade das ações de Saúde Auditiva da Atenção Básica propostas pela Portaria 587/2004.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the perception, habits and knowledge about hearing of a population of Brazilian Unified Health System users at cities from the Vale do Aço region. METHODS: Two hundred and fifty five individuals distributed by Primary Care Units and with ages varying from 20 to 60 years participated on the study. They answered a questionnaire that contained 14 questions regarding perception, habits and knowledge about hearing. RESULTS: Regarding the questions about hearing perception, 74.9% of the subjects reported to have a good hearing; 63.1% have some difficulty accompanying conversations; 54.5% have earache, 46.7% have tinnitus, and 41.2% have auricular plenitude. Regarding habits, 80.4% of the subjects reportedly use objects to clean their ears, 31.4% hear loud music, 7.1% use earphones, 84.7% judge that high volumes are harmful; 71% consider the use of cotton swabs to be healthy, and 66.9% believe that deafness is treatable. Statistically significant correlations were found between the perception of "bad hearing" and difficulties accompanying conversations (p<0.001), presence of tinnitus (p<0.001) and auricular plenitude (p<0.001). From the subjects that reported not to hear well, 83.8% were never submitted to hearing tests and had never received orientations from health professionals about hearing abilities (p<0.001). CONCLUSIONS: There was a great prevalence of harmful hearing habits; subjects' hearing perception was considerable, while knowledge about hearing was revealed deficient. These results lead to the questioning of the effectiveness of primary care actions regarding hearing health, as proposed by the Ordinance 567/2004.
  • Caracterização da normalidade do P300 em adultos jovens Artigos Originais

    Machado, Cíntia Santos Silva; Carvalho, Angélika Caldeira Oliveira; Silva, Paloma Luara Guerra e

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar com a literatura os valores de latência e amplitude de P300 em adultos jovens brasileiros saudáveis a fim de estabelecer um padrão normativo para futuros estudos, e verificar se os valores encontrados na amostra possuem correlação com o sexo, situação proposta na metodologia do exame e fases do ciclo menstrual. MÉTODOS: A amostra constou de 22 indivíduos saudáveis, sem queixa de desatenção, sem problemas neurológicos e auditivos, de 18 a 30 anos de idade. Todos os indivíduos foram submetidos à avaliação audiológica básica a fim de excluir aqueles com perda de audição. As respostas do P300 foram obtidas com equipamento AMPLAID MK22, de dois canais e em ambiente silencioso. RESULTADOS: Os resultados de latência encontrados na amostra, depois de comparados à literatura, enquadraram-se melhor nos intervalos de latência entre 220 e 380 ms. Somente os valores de amplitude foram influenciados pelas variáveis sexo e fase do ciclo menstrual. CONCLUSÃO: Os valores de latência da amostra não sofreram influência da variável sexo, ciclo menstrual e situação, e aproximaram-se com mais fidedignidade aos valores de intervalos de latência entre 220 e 380 ms. Contudo, os intervalos para a amplitude sofreram influência das variáveis sexo e ciclo menstrual, mas não se enquadraram adequadamente aos valores de intervalo encontrados na literatura.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the values of latency and amplitude of P300 of healthy Brazilian young adults with the data available on the literature, in order to establish a normative standard for future studies. In addition, the aim was also to verify if the values found in the sample were correlated to gender, situation proposed in the methodology of the examination, and phase of menstrual cycle. METHODS: The sample consisted of 22 healthy individuals, without any attention complaints, neurological or auditory disorders, and with ages ranging from 18 to 30 years. All subjects carried out basic audiological evaluation in order to exclude those with hearing loss. The P300 test was carried out in a quiet room, using the two channels equipment AMPLAID MK22. RESULTS: The latency values obtained in the sample, after compared with the literature reference, were in accordance with the latency intervals between 220 e 380 ms. Only amplitude values were influenced by gender and phase of the menstrual cycle. CONCLUSION: The latency values of the sample were not influenced by the variables gender, methodology of the testing situation and menstrual cycle, and were in accordance to the latency interval values between 220 and 380 ms. Amplitude values were influenced by gender and menstrual cycle, but were not in accordance to the values found in literature.
  • Achados à prova calórica e canal semicircular acometido na vertigem posicional paroxística benigna Artigos Originais

    Manso, Andréa; Ganança, Cristina Freitas; Ganança, Fernando Freitas; Ganança, Maurício Malavasi; Caovilla, Heloisa Helena

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar os achados da prova calórica em pacientes com vertigem posicional paroxística benigna, segundo o canal semicircular comprometido. MÉTODOS: Foram analisados 1033 prontuários de pacientes submetidos à pesquisa de nistagmo posicional e de posicionamento e à eletronistagmografia. Os achados da prova calórica, de acordo com os canais semicirculares acometidos, foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: No comprometimento de canal posterior, houve prevalência de normorreflexia (p<0,0001); hiporreflexia prevaleceu sobre hiper-reflexia (p<0,0001) e preponderância direcional (p<0,0001), e hiper-reflexia prevaleceu sobre preponderância direcional (p<0,0001). No comprometimento de canal lateral, normorreflexia prevaleceu sobre hiporreflexia (p<0,0001) e hiper-reflexia (p<0,0001); hiporreflexia tendeu a prevalecer sobre hiper-reflexia (p=0,0771), e preponderância direcional não ocorreu. No comprometimento de canal anterior, normorreflexia prevaleceu sobre hiporreflexia (p<0,0001); hiper-reflexia e preponderância direcional não ocorreram. CONCLUSÃO: Na prova calórica de pacientes com vertigem posicional paroxística benigna, normorreflexia, hiporreflexia, hiper-reflexia ou preponderância direcional do nistagmo pós-calórico ocorrem em ordem decrescente de prevalência, quando há comprometimento do canal posterior; normorreflexia prevalece sobre hiporreflexia ou hiper-reflexia e hiporreflexia tende a prevalecer sobre hiper-reflexia, no comprometimento do canal lateral; normorreflexia prevalece sobre hiporreflexia, no comprometimento do canal anterior.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize caloric test results in benign paroxysmal positional vertigo patients, according to the damaged semicircular canal. METHODS: The data of 1033 patients submitted to Dix-Hallpike testing, positional nystagmus and electronystagmography were analyzed. Caloric test results were compared to the damaged semicircular canals and were submitted to statistical analysis. RESULTS: In cases with posterior canal damage, there was prevalence of normal responses compared to abnormal results (p<0.0001); hypo activity was more prevalent than hyperactivity (p<0.0001) and directional preponderance (p<0.0001), and hyperactivity more prevalent than directional preponderance (p<0.0001). In cases with lateral canal damage, normal responses were more prevalent than hypo activity (p<0.0001) and hyperactivity (p<0.0001); there was a tendency of prevalence of hypo activity over hyperactivity (p=0.0771), and directional preponderance was not observed. In cases with anterior canal damage, normal responses were more prevalent than hypo activity (p<0.0001); hyperactivity and directional preponderance were not observed. CONCLUSION: In the caloric test of benign positional paroxysmal vertigo patients, normal responses, hypo activity, hyperactivity or directional preponderance of post-caloric nystagmus occur in decreasing order of prevalence when the posterior canal is damaged; normal responses are more prevalent than hypoactive or hyperactive caloric responses, and there is a tendency of prevalence of hypoactive over hyperactive caloric responses when the lateral canal is damaged; normal responses are more prevalent than hypoactive caloric responses when the anterior canal is damaged.
  • Características da sucção nutritiva na liberação da via oral em recém-nascidos pré-termo de diferentes idades gestacionais Artigos Originais

    Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Keske-Soares, Márcia; Weinmann, Ângela Regina Maciel

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar as características da sucção nutritiva na liberação da via oral em recém-nascidos pré-termo (RNPT) de diferentes idades gestacionais. MÉTODOS: A amostra constou de 32 RNPT, avaliados no momento da liberação para alimentação por via oral, dividida em dois grupos: Grupo 1 (G1) com idade gestacional inferior a 34 semanas; e Grupo 2 (G2) com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas. O desempenho da sucção nutritiva foi avaliado observando-se presença ou ausência de blocos de sucção, número e tempo das sucções nos três primeiros blocos apresentados, e presença ou ausência de coordenação entre sucção/deglutição/respiração (S/D/R). Nenhum RNPT recebeu estimulação fonoaudiológica prévia. RESULTADOS: O G2 apresentou, na maioria dos RNPT, presença de coordenação entre S/D/R, além de melhor desempenho em relação ao número e ao tempo de sucção nos blocos de sucção quando comparado ao G1. Na correlação do número versus tempo de sucção por bloco, o G1 apresentou resultados aproximados aos do G2. Considerando-se a classificação quanto ao desenvolvimento intra-útero adequado para a idade gestacional, os RNPT do G1 apresentaram desempenho semelhante aos do G2, no primeiro e segundo blocos, observando-se queda, no G1, apenas no terceiro bloco. CONCLUSÃO: O melhor desempenho no padrão de sucção nutritiva foi apresentado pelo G2, sugerindo que a idade gestacional corrigida dos RNPT interfere diretamente nos resultados obtidos na avaliação da sucção nutritiva. Assim sendo, esta também é uma variável a ser considerada para liberação da alimentação por via oral.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the characteristics of nutritive sucking in preterm infants of different gestational ages after the medical prescription for oral feeding. METHODS: The sample comprised 32 preterm infants who were evaluated at the time they were released for oral feeding. The subjects were divided into two groups: Group 1 (G1), with gestational ages below 34 weeks; and Group 2 (G2), with gestational ages equal or above 34 weeks. Performance during nutritive sucking was evaluated by observing presence or absence of suction blocks, number and duration of suctions in the first three blocks, and presence or absence of suction/swallowing/breathing (S/S/B) coordination. None of the preterm infants in this sample had previously received oral motor sensory stimulation. RESULTS: Group 2 showed, in most preterm infants, the presence of S/S/B coordination, besides a better performance regarding number and duration of sucking blocks, when compared to Group 1. Regarding correlation between number and duration of sucking by block, G1 and G2 had similar results. Considering the intrauterine development of the subjects suitable to the gestational age, G1 and G2 presented similar performances both in the first and second sucking blocks. A decrease was observed in G1 in the third block. CONCLUSION: Group 2 showed better development of the nutritive sucking pattern, suggesting that the corrected gestational age of preterm infants interfered in the results obtained at the nutritive sucking evaluation. Therefore, this is also a relevant variable to be considered for oral feeding release.
  • Validade discriminatória do instrumento de avaliação da prontidão para início da alimentação oral de bebês prematuros Artigos Originais

    Rossarolla, Cleidir; Menon, Mario Umberto; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Fujinaga, Cristina Ide

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo da presente pesquisa foi realizar a validação discriminatória do instrumento de avaliação da prontidão do prematuro para iniciar alimentação por via oral proposto por Fujinaga. MÉTODOS: O estudo foi do tipo observacional descritivo. Participaram 19 bebês prematuros. O instrumento de avaliação foi aplicado utilizando-se o dedo mínimo enluvado e foram avaliados os seguintes itens: idade corrigida; estado de consciência; postura e tônus global; postura dos lábios e língua; reflexo de procura, sucção, mordida e vômito; movimentação e canolamento de língua; movimentação de mandíbula; força de sucção; sucções por pausa; manutenção do ritmo de sucção por pausa; manutenção do estado alerta e sinais de estresse. Para verificar a validade discriminatória, o instrumento foi aplicado em dois momentos: num primeiro no qual prematuro se alimentava exclusivamente por sonda gástrica e o segundo momento em que prematuro alimentava-se exclusivamente por via oral. Os escores foram comparados para se verificar diferença estatisticamente significante pela aplicação do teste t, com nível de significância de 0,01. RESULTADOS: Comparando-se o comportamento do prematuro na primeira e segunda aplicação do instrumento, verificou-se variação do comportamento nos itens estado comportamental, reflexo de procura e sucção, movimentação e canolamento de língua, movimentação de mandíbula, força de sucção, sucções por pausa, manutenção de ritmo de sucção e do estado de alerta e sinais de estresse. O comportamento do prematuro não variou nos itens postura e tônus global, postura de lábios e língua, reflexos de mordida e vômito. Houve diferença estatisticamente significante entre os escores da primeira e segunda avaliação, demonstrando a validade discriminatória do instrumento de avaliação da prontidão do prematuro iniciar a alimentação oral. CONCLUSÃO: O instrumento de avaliação do prematuro para o inicio de alimentação por via oral proposto por Fujinaga possui validade discriminatória.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim this present study is test the discriminate validation of preterm infant oral feeding readiness assessment scale propose by Fujinaga. METHODS: The study was observational descriptive. Participated 19 prematures. The instrument was applied with groove finger and was analyzed items: corrected gestational age; behavioral state; global posture and tonus; lips and tongue posture; rooting, suck, bite and gag reflexes; tongue and jaw movements; tongue cupping; sucking strain; sucking and pause; maintenance sucking/pause; maintenance alert state and stress signs. The test discriminate validation was analyzed the compare the performance of premature in the first evaluation (total gavage feeding) and in the second evaluation (total oral feeding), beyond verifying if significant statistics difference exists between first and second evaluation. The scores was compared with T test, with significance level 0,01. RESULTS: The results indicate that have a comportamental change in itens behavioral state, rooting and sucking reflex, tongue movement and cupping, jaw movement, sucking strain, sucking and pause, maintenance of the rhythm of sucking and pause, maintenance of alert state and stress signs. The comportment of itens global posture and tonus, lips and tongue posture, biting and gag reflex no varied. Ocurred statstics diference between the first an second evaluation scores. CONCLUSIONS: Preterm infant oral feeding readiness assessment scale propose by Fujinaga has discriminate validation.
  • Sequência de Möbius: protocolo de anamnese e avaliação - relato de caso Relatos De Caso

    Albuquerque, Tatiana Cantarelli Andrade Lima de; Barreto, Renata Ramalho da Silva; Costa, Thieza Christy Carregã Martins da; Guedes, Zelita Caldeira Ferreira

    Resumo em Português:

    A Seqüência de Möbius (SM) foi inicialmente descrita por Von Graefe em 1888. Caracteriza-se por apresentar paralisia do VI e VII pares cranianos, determinando a ausência de expressão facial acompanhada de estrabismo ocular convergente. Nas crianças avaliadas deste grupo encontramos todas as características descritas. Entretanto, podem ocorrer paralisias ocasionadas por outros pares cranianos dificultando ou impossibilitando a mobilidade de língua e palato mole, com dificuldades na produção dos fonemas e/ou excesso de nasalização na emissão dos mesmos. O presente estudo teve como objetivo divulgar o protocolo utilizado em nossa Instituição com pacientes com SM e relatar um caso atendido neste serviço, como mera exemplificação. O protocolo consta de duas partes: anamnese e avaliação das estruturas e das funções estomatognáticas. A anamnese consiste na aplicação de questionário aos responsáveis, para investigar toda a história do paciente, desde a gestação até o presente momento. Na avaliação fonoaudiológica específica para o sistema estomatognático são investigados mobilidade, motricidade, tônus e postura dos órgãos fonoarticulatórios e atividades das funções neurovegetativas. Há também a investigação dos músculos responsáveis pela expressão facial que são avaliados individualmente, para se ter a real possibilidade de manifestação desses pacientes. Para exemplificação do protocolo, com ambas as partes, um paciente do sexo masculino com 10 anos de idade foi avaliado e os resultados estão aqui apresentados. O paciente faz terapia nesta Instituição desde o ano de 2000. Neste protocolo procuramos identificar tanto as manifestações fonoaudiológicas características da SM, bem como descrever as particularidades individuais.

    Resumo em Inglês:

    Möbius Sequence (MS) was initially described by Von Graefe, in 1888. It is characterized by palsy of VI and VII cranial nerves, determining absence of facial expression accompanied by convergent strabismus. In the children assessed in this group all described characteristics are found. However, palsy caused by other cranial nerves may also occur, impairing soft palate and tongue mobility and thus making it difficult to produce phonemes and/or showing excessive nasalization during their emission. The present study had the aim to disclose the protocol used at our institution with MS patients and to report a case from this service, as mere example. The protocol consists of two parts: anamnesis and evaluation of stomatognathic structures and functions. The anamnesis is carried out using a questionnaire responded by the caregivers, with the aim to gather information about the patient's history, since birth. The evaluation investigates mobility, motricity, muscular tonus and posture of the phonoarticulatory organs, and activities of neurovegetative functions. The muscles responsible for facial expression are also individually assessed, in order to evaluate the real possibilities for these patients' expression. To exemplify both parts of the protocol, a 10-year-old male patient was evaluated, and the results are described in this study. He has been attending therapy at this institution since 2000. With this protocol, we had the aim to identify clinical symptoms of MS related to Speech-Language Pathology, as well as to describe the individual characteristics.
  • Atuação fonoaudiológica na Unidade De Terapia Intensiva em bebê com síndrome de pterígeo poplíteo Relatos De Caso

    Delgado, Susana Elena

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever a intervenção fonoaudiológica para a adequação da função alimentar por meio da avaliação e tratamento do sistema estomatognático e suas funções. O estudo foi feito a partir do relato de caso de um recém-nascido portador da Síndrome de Pterígio Poplíteo, que foi alimentado por sonda, atendido na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. A avaliação fonoaudiológica apresentou os seguintes resultados: mandíbula retraída com pouca abertura, gengivas superiores e inferiores hipertróficas, palato com fissura pós-forame incisivo incompleta, reflexos orais de alimentação (busca, sucção, deglutição) presentes e adequados; reflexos de defesa (mordida, gag) anteriorizados e exacerbados. Apresentou pouca tolerância ao toque intra-oral. A sucção não nutritiva teve como resultado um número de sucções/pausas de 3:1, com ritmo presente, com força débil. Na sucção nutritiva, por meio da mamadeira, apresentou sucções/pausa de 5:1, com pausas longas. Foram observados sinais de estresse de alteração respiratória, estridor inspiratório leve, um episódio de engasgo e reflexo de gag anteriorizado e exacerbado, demonstrando hipersensibilidade oral em resposta ao bico convencional da mamadeira. Foram realizadas cinco sessões de intervenção fonoaudiológica, com orientações para a mãe e a equipe de enfermagem sobre postura, estimulação oral e uso de bico ortodôntico. O recém-nascido teve alta com via oral plena e com bom ganho de peso.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe the speech-language intervention for the adequacy of the alimentary function through assessment and treatment of the stomatognathic system and its functions. The study was carried out based on the case report of a newborn with popliteal pterygium syndrome, fed by tube while taken care of at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). The speech-language assessment presented the following results: retracted jaw with little opening, hypertrofic inferior and superior gums, incomplete cleft palate, present and adequate oral reflexes (search, sucking, swallowing), anterior trigger of the gag reflex and overactive bite reflex. The oral sensitiveness was impaired. The non-nutritive sucking resulted in a ratio of 3:1 sucks per burst, with rhythm, but weak. In the nutritive sucking with a bottle, the newborn presented a 5:1 sucks per burst ratio, with long pauses. Signs of stress were observed, with breathing alteration, mild inspiratory stridor, a choking episode, and anterior and overactive gag reflex, demonstrating oral hypersensitivity in response to the use of a conventional bottle teat. Five weekly sessions of speech-language therapy were carried out, with orientations to the mother and the nursing team regarding position, oral stimulation and use of orthodontic bottle teats. The newborn was discharged with full oral feeding and good weight gain.
  • Terapia fonoaudiológica em três casos do espectro autístico Relatos De Caso

    Balestro, Juliana Izidro; Souza, Ana Paula Ramos de; Rechia, Inaê Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias terapêuticas fonoaudiológicas em linguagem a partir da visão dialética em sua eficácia e efetividade para que os sujeitos funcionem na linguagem; explicitar alguns dos movimentos terapêuticos necessários para a manutenção do tópico discursivo e de papéis dialógicos pelos sujeitos durante a conversação. Foi realizada análise qualitativa da interação dialógica, antes e após três meses de terapia de linguagem de base dialética, por meio de filmagem e transcrição da interação linguística e não-linguística em 45 minutos de sessão, de três sujeitos do espectro autístico entre seis e oito anos de idade. Os sujeitos ampliaram sua participação dialógica em situações de interação verbal, apresentando progressos no funcionamento da linguagem. Desta forma, é possível afirmar a eficácia e efetividade da abordagem na terapêutica de linguagem em sujeitos do espectro autístico, pois permite perceber o avanço no funcionamento da linguagem. Os movimentos terapêuticos consistem em ancorar as enunciações dos sujeitos atribuindo sentido e mantendo o tópico de discurso.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this study were to analyze the intervention strategies on language based on the dialectic view of its efficiency and effectiveness to change the subjects' manifested language, and to evidence some of the therapeutic movements needed to maintain the discursive topic and the dialogic roles during conversation. It was conducted a qualitative analysis of the dialogic interaction carried out before and after three months of therapy based on the dialectic method. The 45-minute sessions of three subjects within the autistic spectrum with ages between six and eight years were recorded and its transcriptions were analyzed. It was observed that the subjects expanded their dialogic roles, presenting progress on language functioning. Therefore, it's possible to emphasize the efficacy and effectiveness of the therapeutic approach used, for it allowed the accompaniment of language progresses. Therapeutic movements consist in anchoring the subjects enunciations by providing them sense, and maintaining the discursive topic.
  • Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson Artigo De Revisão

    Azevedo, Luciana Lemos de; Cardoso, Francisco

    Resumo em Português:

    A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas. A levodopa, que é convertida em dopamina, é o recurso farmacológico mais eficaz para o seu tratamento. A literatura mostra, através de alguns estudos, que a levodopa é capaz de proporcionar melhora em alguns parâmetros vocais, tais como aumento da frequência fundamental, da variação melódica, da intensidade vocal, da velocidade de fala, do tempo máximo de fonação e dos valores de pressão respiratória; melhora na inteligibilidade da fala, no tipo de voz; redução do grau do tremor vocal ou mesmo sua eliminação em alguns casos. No entanto, estudos mais recentes têm relatado que o efeito desta droga nos aspectos prosódicos da fala de parkinsonianos é bastante modesto, já que poucas variáveis prosódicas são modificadas após seu uso. Tem sido observado que a levodopa promove melhora nos parâmetros de duração e o tratamento fonoaudiológico e a associação dos tratamentos (fonoaudiológico e medicamentoso) promove a melhora de todos os parâmetros prosódicos: frequência, duração e intensidade, o que evidencia a importância da associação desses tratamentos, visando ao melhor desempenho comunicativo e benefícios motores globais que a levodopa proporciona.

    Resumo em Inglês:

    Parkinson's disease (PD), a progressive degenerative disease characterized by death of neurons of pars compacta of substantia nigra and other pigmented nucleii of the brainstem, is associated with dopamine depletion. Clinically, it is characterized primarily by motor deficits which may interfere with communication. Levodopa, which is converted into dopamine, is the most effective drug for the treatment of PD. A myriad of studies show that levodopa improves several vocal paremeters, resulting in increase of fundamental frequency, melodic variation, vocal intensity, speed of the speech, maximum speech time and values of respiratory pressure. Moreover, it improves speech intelligibility and type of voice, as well as reduces or even suppresses vocal tremor. However, more recent data have shown that the effect of this drug on prosodic aspects of parkinsonian speech is quite modest, since few prosodic variables are modified after its use. It has been observed that levodopa improves the duration parameters of speech, whereas speech therapy, alone and combined with the use of levodopa, results in improvements on all prosodic parameters: frequency, duration and intensity. This highlights the importance of the association of these treatments for better communication and global motor benefits.
  • Investigação genética da surdez hereditária: mutação do gene da Conexina 26 Artigo De Revisão

    Schmidt, Paula Michele da Silva; Tochetto, Tania Maria

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos houve grande progresso na localização de genes associados à deficiência auditiva hereditária, possibilitando diagnósticos cada vez mais precisos e precoces. Mutações no gene da Conexina 26 (GJB2 - Cx26) causam deficiência auditiva. Pela facilidade e benefício do rastreamento de mutações no gene GJB2, o teste genético está se tornando um importante recurso na saúde pública. O objetivo foi realizar pesquisa bibliográfica sobre a mutação do gene da Conexina 26 e sua influência na audição. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de busca eletrônica utilizando os descritores: perda auditiva, genética, triagem genética, Conexina 26, nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, desde a década de 90 até os dias atuais. Concluiu-se que a mutação 35delG da Conexina 26 está potencialmente vinculada a alguns casos de perda auditiva não esclarecida. A pesquisa desta mutação poderia ser incluída na bateria de exames de investigação etiológica da surdez indeterminada, uma vez que esclarece a etiologia de alguns casos e a sua identificação possibilita o aconselhamento genético.

    Resumo em Inglês:

    In the last few years, great progress has been made in the search for genes associated to hereditary hearing impairment, allowing more precise and earlier diagnosis. Connexin 26 gene mutations (GJB2 - Cx26) cause hearing impairment. Due to the easiness and benefits of the screening of mutations on the gene GJB2, genetic testing is becoming an important resource in public health. The aim of the present study was to conduct a literature research about the mutation of the Connexin 26 gene and its influence in hearing. It was carried out a literature review through electronic search using the keywords: hearing loss, genetics, genetic screening, and Connexin 26, at the databases MEDLINE, SciELO and LILACS, from the 90s to the present days. The results indicate that the 35delG mutation of Connexin 26 is potentially associated to some cases of hearing loss that were not justified. The research regarding this mutation could be included in the battery of tests for etiologic investigation of undetermined deafness, possibly elucidating the etiology of some cases and allowing genetic counseling.
  • Children with autism spectrum disorders Refletindo Sobre O Novo

    Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
  • Fissura labiopalatina: fundamentos para a prática fonoaudiológica Resenha

    Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
  • Percurso da aquisição dos encontros consonantais, fonemas e estruturas silábicas em crianças de 2:1 a 3:0 anos de idade Resumo

    Galea, Daniela Evaristo dos Santos
  • Doença cerebrovascular na infância e adolescência: estudo das habilidades de processamento auditivo (central) Resumo

    Elias, Karla Maria Ibraim da Freiria
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