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Pesquisa participante na intervenção da transmissão de helmintoses intestinais (cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal)

Resumos

Neste trabalho, desenvolvido na Cidade Satélite do Paranoá/DF, pretende-se desenvolver um projeto de pesquisa participante que contribuísse para a redução dos índices de infecção de helmintoses intestinais em um grupo de crianças de risco nutricional. A unidade da pesquisa foi o Núcleo Familiar que compreetzdia pais, filhos e outros parentes que habitavam a mesma residência. Um conjunto de ações instrumentais técnicas e de processos educativos acompanharam todas as etapas do projeto. As práticas foram participativas, problematizadoras, estimulantes a análises e reflexões críticas, objetivando a construção, socialização e apropriação de um novo saber. As ações técnicas compreenderam os exames fecais e tratamento. As ações educativas, tiveram como princípio a pedagogia problematizadora estimulante a análises e reflexões críticas, tendo por eixo condutor a Promoção a Saúde como Qualidade de Vida e Cidadania. O programa dessas ações compreendeu: visitas domiciliares, aplicação de questionário, reuniões de grupos até a entrega dos resultados dos exames e tratamento. Procurou-se resgatar no Tema Gerador a História dos Indivíduos e da Comunidade, Identificação e Reflexão dos Problemas do Paranoá; Confronto da Realidade Vivenciada. Um conjunto de métodos e técnicas pedagógicas estimulantes à participação foram utilizados. Os processos avaliativos foram: quantitativos - avaliação dos índices de infecção e número de participantes; qualitativos - ocorrendo durante todo o desenvolvimento do processo educativo, sendo traduzidos através do material produzido pelos participantes, dos depoimentos individuais e da presença ativa nas etapas e tarefas práticas dos trabalhos nas reuniões. Os resultados obtidos foram relevantes quanto à participação, à produção e apropriação de conhecimentos e na intervenção da transmissão das helmintoses intestinais.

Parasitoses intestinais; Epidemiologia e controle das parasitoses intestinais; Educação em Saúde


This work was developed in the Paranoá city town of the Federal District of Brazil. It used techniiques of participative research with the aim of reducing intestinal helminths transmission in a group of children at nutritional risk. The family nucleus, that is, parents, children and other relatives living together in the same house, was used as reference for this research. All steps of the work were followed simultaneously by technical and educative actions. The technical actions were related to faecal examinations and medication. The educative process, stimulated critical analysis and reflections on the central problem and life conditions, with a strong focus on Health Promotion to improve life quality, as well as an empowerment process. During the work development, of the action program included the following steps: home visits, interviews, group meetings, feedback on the faeces examinations results and treatment. An evaluation of the final results was made through quantitative and qualitative methods, which showed the construction, acquisition and socialisation of knowledge.

Intestinal parasites control; Health and Education; Intestinal parasites epidemiology


ARTIGOS

Pesquisa participante na intervenção da transmissão de helmintoses intestinais (cidade satélite do Paranoá - Distrito Federal)

Dalva A. Mello; Cristina B. Martins; Augusto Cesar Bittencourt Jr; Rosa M. C. de Matos; Fausto Pina; Zeedivaldo A. Miranda

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Prof a Dalva A. Mello. HCGN 709 Bloco K Casa 29, Asa Norte 70750-711 Brasília, DF.

RESUMO

Neste trabalho, desenvolvido na Cidade Satélite do Paranoá/DF, pretende-se desenvolver um projeto de pesquisa participante que contribuísse para a redução dos índices de infecção de helmintoses intestinais em um grupo de crianças de risco nutricional. A unidade da pesquisa foi o Núcleo Familiar que compreendia pais, filhos e outros parentes que habitavam a mesma residência. Um conjunto de ações instrumentais técnicas e de processos educativos acompanharam todas as etapas do projeto. As práticas foram participativas, problematizadoras, estimulantes a análises e reflexões críticas, objetivando a construção, socialização e apropriação de um novo saber. As ações técnicas compreenderam os exames fecais e tratamento. As ações educativas, tiveram como princípio a pedagogia problematizadora estimulante a análises e reflexões críticas, tendo por eixo condutor a Promoção a Saúde como Qualidade de Vida e Cidadania. O programa dessas ações compreendeu: visitas domiciliares, aplicação de questionário, reuniões de grupos até a entrega dos resultados dos exames e tratamento. Procurou-se resgatar no Tema Gerador a História dos Indivíduos e da Comunidade, Identificação e Reflexão dos Problemas do Paranoá; Confronto da Realidade Vivenciada. Um conjunto de métodos e técnicas pedagógicas estimulantes à participação foram utilizados. Os processos avaliativos foram: quantitativos - avaliação dos índices de infecção e número de participantes; qualitativos - ocorrendo durante todo o desenvolvimento do processo educativo, sendo traduzidos através do material produzido pelos participantes, dos depoimentos individuais e da presença ativa nas etapas e tarefas práticas dos trabalhos nas reuniões. Os resultados obtidos foram relevantes quanto à participação, à produção e apropriação de conhecimentos e na intervenção da transmissão das helmintoses intestinais.

Palavras-chave: Parasitoses intestinais. Epidemiologia e controle das parasitoses intestinais. Educação em Saúde.

ABSTRACT

This work was developed in the Paranoá city town of the Federal District of Brazil. It used techniiques of participative research with the aim of reducing intestinal helminths transmission in a group of children at nutritional risk. The family nucleus, that is, parents, children and other relatives living together in the same house, was used as reference for this research. All steps of the work were followed simultaneously by technical and educative actions. The technical actions were related to faecal examinations and medication. The educative process, stimulated critical analysis and reflections on the central problem and life conditions, with a strong focus on Health Promotion to improve life quality, as well as an empowerment process. During the work development, of the action program included the following steps: home visits, interviews, group meetings, feedback on the faeces examinations results and treatment. An evaluation of the final results was made through quantitative and qualitative methods, which showed the construction, acquisition and socialisation of knowledge.

Keywords: Intestinal parasites control. Health and Education. Intestinal parasites epidemiology.

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Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 27/07/94.

Departamento de Patologia/Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, DF

Auxílio - Decanato de Extensão/UnB e CNPq Proc. 500833/92-94

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  • Endereço para correspondência:

    Prof
    a Dalva A. Mello.
    HCGN 709 Bloco K Casa 29, Asa Norte
    70750-711
    Brasília, DF.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      Set 1995

    Histórico

    • Recebido
      27 Jul 1994
    • Aceito
      27 Jul 1994
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