Acessibilidade / Reportar erro

Capacidades estatais e o trabalho das políticas públicas no serviço público brasileiro

RESUMO

Introdução:

Este artigo analisa a questão das capacidades para a implementação de políticas públicas. O artigo examina os conceitos de capacidade do Estado, capacidade de políticas e policy work para analisar o papel das funções burocráticas no processo de implementação. O artigo critica o conceito de capacidades estatais e defende uma perspectiva de que a análise das capacidades deva se concentrar no desempenho dos agentes para o cumprimento das funções de políticas públicas.

Materiais e métodos:

Com base em uma análise de pesquisa com agentes da burocracia do serviço público, o artigo lista os recursos centrais para o desempenho das funções necessárias para a implementação de políticas públicas.

Resultados:

A conclusão teórica é que a análise da capacidade deve considerar o papel dos indivíduos no desempenho das funções políticas e o contexto organizacional em que estão inseridos.

Discussão:

Este artigo contribui para a literatura sobre burocracia e governança no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:
capacidades estatais; capacidades de políticas; policy work ; políticas públicas; serviço público

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com